Gerir uma frota automóvel e mantê-la em segurança é uma tarefa complexa, mas que se tornou mais simples com o aparecimento de soluções tecnológicas baseadas em telemática. Estas contribuíram de forma decisiva para a facilidade em identificar um condutor de um veículo e para o aumento da segurança da frota automóvel. Neste contexto, um dos componentes que merecem destaque é a identificação do condutor antes mesmo de as viaturas serem utilizadas.
A identificação do condutor pode ser efetuada a partir de dois sistemas distintos, embora muito similares. O primeiro é a chave de identificação, sendo atribuído um identificador a cada condutor da empresa. O objetivo deste dispositivo é verificar a identidade do colaborador que pretende conduzir o veículo e associá-lo às viagens realizadas pelas viaturas dentro da plataforma fornecida pela Cartrack.
O segundo sistema é o cartão RFID e funciona através de sinais de radiofrequência. Este sistema identifica os condutores dos veículos através de cartões e, tal como acontece com o primeiro sistema, associa os condutores às viagens realizadas pelos veículos.
A partilha de veículos entre condutores obriga a que os gestores de frota tenham a árdua tarefa de identificar cada condutor de um automóvel, em momentos específicos. Neste sentido, as principais vantagens do sistema de identificação do condutor da Cartrack são:
Ao mesmo tempo, manter os veículos em segurança é uma das principais preocupações dos gestores de frota. Daí a importância do sistema da Cartrack para prevenir a utilização não autorizada das viaturas e até o seu roubo.
Esta componente, inserida dentro do sistema de Gestão de Frotas da Cartrack, assume-se já como uma solução decisiva para a melhoria da segurança dos veículos e para a prevenção do roubo. A prova está no benefício que a identificação do condutor trouxe aos clientes da Cartrack.
Uma destas situações ocorreu a André Vinagre, dono de um pequeno negócio de venda ambulante de frutas e hortaliças. Três meses depois de ter o sistema a funcionar, recebeu um telefonema do serviço de apoio permanente da Cartrack a avisar que a sua carrinha tinha iniciado um percurso sem identificação do condutor. Tratava-se de facto de um furto e, passado pouco tempo, foi possível ter o carro novamente na sua posse.
Esta recuperação demonstra a importância dos serviços da Cartrack e como estes são investimentos que valem a pena. André Vinagre reconhece que, “olhando para o valor comercial do carro, o facto de o ter recuperado já dá para pagar as mensalidade do serviço durante sete ou oito anos”.
Produzido pela Webtexto para a Cartrack
Mantenha o seu carro sempre em segurança com a Cartrack!