Como é que a Cartrack pode ajudar a gerir uma frota de táxis – O testemunho de dois clientes

táxi lisboa

O negócio dos táxis tem vários desafios: saber a localização das viaturas em tempo real; controlar a manutenção das viaturas; zelar pela segurança dos condutores; tornar a condução dos motoristas mais eficiente; conhecer os custos; monitorizar o tipo de tarifa, etc.

Duas empresas deram o testemunho sobre as razões pelas quais aderiram ao serviço da Cartrack e que vantagens viram no mesmo.

 

Os desafios

A Táxis Pinheiro é uma empresa que opera no distrito do Porto. Cliente da Cartrack desde 2015, para esta empresa, o principal desafio era o de localizar os 11 táxis da frota, de forma a atribuir rapidamente serviços à viatura que estivesse disponível e a menor distância do cliente.

Para outra empresa de táxis de Lisboa, que prefere manter o anonimato, a principal causa apontada foi a suspeita de fraude:

Tudo começou por causa das desconfianças relativas a um motorista. Tive motivos para suspeitar que muitas vezes não ligava o taxímetro, ou andava com uma tarifa desaconselhada… foi mais por causa disso, mas também para saber o tempo real de trabalho e ter um maior controlo da localização das viaturas.

Para além disto, existia também a preocupação com a segurança dos motoristas, que estão suscetíveis a assaltos.

 

As soluções da Cartrack para táxis

O equipamento da Cartrack é instalado em cada uma das viaturas e comunica a sua localização para uma plataforma. Desta forma, a Táxis Pinheiro passou a ter a visão global das viaturas e a consultar remotamente os táxis livres e a menor distância dos clientes que os contactam, tornando mais eficiente e lucrativa a atividade.

A empresa de táxis lisboeta, para além de consultar a localização e os quilómetros percorridos, valorizou muito a ligação ao taxímetro feita ao equipamento da Cartrack, que comunica para a plataforma os dados do taxímetro em tempo real. Isto permite-lhes saber se os motoristas ligam o taxímetro durante os percursos realizados e se usam as tarifas corretas, consoante a sua localização.

Ambas as empresas aderiram também ao serviço de alerta de pânico. Para este ser ativado, é instalado um botão de pânico em cada uma das viaturas que, quando pressionado, emite um alerta para a equipa do Serviço de Apoio Permanente da Cartrack (24h/dia, 365dias/ano). O gestor de Lisboa explica como se processa:

“Se o motorista é assaltado ou tem algum problema, o botão de pânico é sempre bom porque comunica automaticamente com a Cartrack, que me liga logo e dá-me conhecimento (…) e tentamos perceber o que se passa com o motorista”.

 

Os resultados

A empresa Táxis Pinheiro ficou mais eficiente: consegue distribuir de forma mais rápida os serviços, melhorando também o serviço ao cliente, que acaba por ter menos tempo de espera. Reduzindo o número de quilómetros percorridos, diminuem também os seus custos de combustível. Para além destas, apresenta outra vantagem: a de “saber, através da chave que cada motorista usa, o dia, a hora e a viatura, para o caso de ter que o identificar, quando há autos de contraordenação das autoridades”.

A empresa de Lisboa melhorou também os comportamentos de condução, garantindo que os condutores ligam o taxímetro e põem a tarifa correta. Só isto evita potenciais enganos e esquecimentos por parte dos motoristas, que podiam lesar a empresa.

Apesar de nunca terem tido situações mais graves, a gestão de ambas empresas está mais descansada relativamente a assaltos e à segurança dos seus motoristas.

 

Para ficar a conhecer melhor os nossos serviços para táxis fale connosco!

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