As principais vantagens do tacógrafo digital

Cartrack, condutores, operadores, Tacógrafo Digital, tacógrafos digitais, Vantagens

O tacógrafo digital já faz parte do dia a dia de alguns gestores de frotas, que foram obrigados a equipar certos veículos com estes dispositivos devido às diretrizes definidas pela União Europeia.

Mas será que os gestores de frotas que trabalham com estes dispositivos estão a par das suas principais vantagens? E os gestores de frotas que ainda não tiveram oportunidade de trabalhar com tacógrafos digitais?

No segmento de gestão de frotas, este dispositivo deve ser encarado como um grande aliado, uma vez que não só regista todas as informações necessárias sobre a condução dos funcionários, mas ajuda também a reduzir os custos, a otimizar recursos e a melhorar o serviço prestado ao cliente.

É difícil de utilizar? É mais eficaz? Justifica o investimento? A pensar nestas questões reunimos as principais vantagens dos tacógrafos digitais, tendo em conta os benefícios para condutores profissionais e operadoras de veículos pesados de transporte de mercadorias e passageiros.

 

Recolha precisa dos dados
Os dados recolhidos são precisos e exatos, ao contrário do que acontecia com as informações recolhidas pelos tacógrafos analógicos, que eram muito suscetíveis a erros.
Recolha automática dos dados
Os dados são recolhidos de forma digital e automática, não sendo necessário a recolha e o registo físico dos dados por parte dos condutores ou das operadoras.
Padronização dos dados
De acordo com as diretrizes da União Europeia, os softwares instalados nos tacógrafos digitais devem respeitar os mesmo padrões para facilitar a recolha e interpretação dos dados.
Encriptação dos dados
Com o tacógrafo digital, os dados digitais são encriptados, não podendo ser alterados ou apagados assim que forem armazenados no cartão do condutor ou na unidade do veículo.
Segurança & Proteção dos dados
Com o tacógrafo digital, os dados estão seguros e protegidos de terceiros.
Análise dos dados
Os dados digitais armazenados pelo tacógrafo podem ser analisados por um computador, não existindo necessidade de tratamento de dados por parte humana.
Mais fácil e simples de utilizar
Os tacógrafos digitais são mais fáceis e simples de utilizar na medida em que o condutor apenas precisa de introduzir o cartão do condutor no slot correto e gerir o botão “modo” consoante as suas necessidades (trabalho ou descanso). Não têm de registar fisicamente os dados nas antigas guias. 
Menos suscetível a manipulação ou fraude
Os tacógrafos digitais são mais seguros, sendo muito difícil manipular ou fraudar estes dispositivos. O mesmo não acontece com os antecessores, que são frequentemente alvo deste tipo de crime, nomeadamente a alteração dos discos para perda parcial dos dados ou para o aumento considerável do período de trabalho.
Controlo em tempo real
Graças ao tacógrafo digital, os gestores de frotas conseguem ter acesso aos mais variados dados em tempo real.
Deteção automática de infrações e tentativas de manipulações
O tacógrafo digital tem a capacidade de detetar a violação das regras ou tentativas de manipulação do sistema.
Cumpre regras estipuladas na lei
De acordo com a lei, os veículos pesados de transporte de mercadorias e passageiros têm obrigatoriamente de estar equipados com tacógrafos. Os veículos registados antes de 1 de maio de 2006 podem utilizar tacógrafos analógicos até ao fim da vida, enquanto as viaturas registadas após 1 de maio de 2006 são obrigadas a ter tacógrafos digitais. Além disso, o tacógrafo digital alerta o condutor e a operadora sempre que as regras estão prestes a ser quebradas.
Facilita verificações feitas por autoridades
Graças à recolha, armazenamento e padronização automática dos dados, as autoridades têm uma maior facilidade em verificar qualquer tipo de infração.
Evita penalizações duras
O tacógrafo digital assegura que os condutores e operadoras cumprem todas as regras relacionadas com a utilização do dispositivo e os padrões de trabalho, evitando penalizações pesadas.
Segurança Rodoviária
Os tacógrafos digitais asseguram que os condutores e as operadoras não deturpam os dados, evitando cenários onde os profissionais são obrigados a prolongar o horário de trabalho, correndo o risco de provocar mais acidentes rodoviários devido à fadiga.
Pode ser conjugado com sistema de monitorização de veículos
Esta conjugação pode levar a um aumento da produtividade e a uma maior poupança com combustíveis (registo do comportamento do condutor), à melhoria do serviço prestado ao cliente (planeamento das rotas e monitorização em tempo real) e a uma maior eficiência (relatórios e avaliação dos dados de monitorização dos veículos).
Concorrência justa
Ao cumprirem as leis, as empresas tornam o cenário concorrencial mais justo uma vez que estão todas em pé de igualdade no que diz respeito ao cumprimento das horas de trabalho, entre outras regras.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia