10 Dicas para Combater o Cansaço ao Volante

Dez Dicas Combater Cansaco Volante

Dez Dicas Combater Cansaco Volante

Já parou para pensar no impacto que a sonolência pode ter na segurança do condutor? Apesar de muitas pessoas considerarem que o álcool representa a maior ameaça na estrada, conduzir com sono pode ser igualmente perigoso, se não mesmo mais perigoso. Na verdade, estima-se que os motoristas que dormem menos duas a três horas de sono por dia quadruplicam o risco de ter um acidente.

No entanto, há várias formas de garantir que consegue superar a sonolência durante a condução, especialmente quando estão em causa distâncias mais longas:

 

1. Durma o suficiente antes da viagem

Este conselho pode parecer óbvio, mas é de facto um conselho muito importante a ter em conta. Recomenda-se que o ideal é dormir pelo menos 7 horas de sono antes de se fazer à estrada. Estas horas de sono vão garantir que estará o mais alerta e ágil possível na estrada e que está preparado mental e fisicamente para qualquer eventualidade.

 

2. Durma uma pequena sesta antes de conduzir

Se acha que não dormiu o suficiente na noite anterior, tente arranjar algum tempo para uma pequena sesta antes de se pôr ao volante. Estudos mostram que mesmo um pequeno sono permite que o corpo faça um descanso crucial que é necessário para enfrentar uma condução de longo curso.

 

3. Faça uma sesta a meio do caminho

Se também não consegue ter tempo para dormir antes da viagem, certifique-se que consegue fazer uma pausa para uma pequena sesta. Estacione e durma uns curtos 20 minutos. Faça o que fizer, não tente lutar contra o cansaço; isso pode custar-lhe um acidente com graves consequências para si e para outras pessoas.

 

4. Coma refeições saudáveis

Embora seja tentador comer a rápida e saborosa fast food durante viagens longas, é melhor evitar essa tentação, já que o excesso de gordura, sal e açúcar presentes nestes alimentos provavelmente vão fazer com que fique letárgico. Em vez disso, tente comer alimentos ricos em energia, que irão aumentar seu estado de alerta e resistência, incluindo proteínas e hidratos de carbono: cereais integrais, frutas, vegetais e carne magra são boas opções.

 

5. Mantenha-se nutrido

Também é importante manter os seus níveis de energia durante a condução. A melhor maneira de conseguir isso é lanchar regularmente e beber muitos líquidos. Mais uma vez, é importante que tenha lanches saudáveis à mão, como nozes e frutas, pois estes serão mais eficazes em manter a sua energia.

 

6. Tome vitaminas

Certas vitaminas, como a vitamina B e a vitamina C, dão-lhe muita energia na estrada. Certifique-se de que consegue ingerir estas vitaminas numa refeição saudável, pois o seu corpo não as absorvera de outra forma. Em alternativa, compre suplementos de vitamina B e vitamina C.

 

7. Mexa-se quando se sentir cansado

Espera-se que comece a sentir-se um pouco tenso e cansado depois de conduzir durante muitas horas, pois ao estar sentado durante longos períodos significa que o sangue não flui para as pernas e outras partes do seu corpo. Uma solução simples para este problema é fazer uma paragem numa zona de repouso ou à beira da estrada e esticar as pernas e os braços, ou mesmo fazer uma curta caminhada. O alongamento regular vai revitalizá-lo e mantê-lo focado para a longa jornada que tem pela frente.

 

8. Deixe a música a tocar alto

A música tem uma capacidade incrível para afetar positivamente o seu humor, e isso, por sua vez, diminuirá seus níveis de fadiga. Então, se começar a sentir os seus olhos a fechar, ajuste o volume do seu rádio ou leitor de MP3 e deixe a música despertá-lo. Até pode cantar, se achar que isso pode ajudar!

 

9. Mantenha-se hidratado e evite cafeína

Sabe-se que a desidratação causa fadiga e, portanto, é essencial ter uma garrafa de água ao seu lado e beber em intervalos regulares. Também deve tentar não exagerar na cafeína; se um café ajuda, muita cafeína pode ter um efeito contrário. A cafeína desaparecerá e, como também é um diurético, irá fazer com que tenha vontade de ir com frequência à casa de banho, o que aumentará ainda mais a desidratação.

 

10. Peça ajuda quando precisa

Se estiver a conduzir com outros passageiros numa longa viagem, pode pedir-lhes para ajudá-lo a ficar alerta. Peça-lhes que o desafie a fazer jogos triviais, pois isso provou ser eficaz para aumentar o seu nível de alerta durante a condução. Alternativamente, poderá também pedir-lhes para conduzirem durante algum tempo enquanto faz uma pausa merecida.

Sendo assim, da próxima vez que estiver prestes a embarcar numa longa viagem, tenha em conta estes conselhos: pode muito bem salvar sua vida!
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Traduzido pela Webtexto para a Cartrack

Título original: 10 Tips on Combating Driver Fatigue
Autor: Cartrack ZA