7 dicas de condução que promovem a poupança de combustível

Perante o aumento do custo de vida, com a subida das despesas — não só com bens alimentares, mas também com a renda mensal —, o elevado preço dos combustíveis pesa demasiado no orçamento de muitas famílias. Embora seja impossível controlarmos esses preços, podemos ajudá-lo com algumas dicas de poupança de combustível que decerto farão a diferença na sua carteira ao final do mês.

Para muitos de nós, poupar dinheiro e delinear um orçamento não são, certamente, hábitos naturais. Frequentemente, acabamos por gastar as nossas poupanças sem necessidade. Contudo, não se preocupe, estamos aqui para lhe revelar alguns conselhos sobre como consumir menos combustível e, assim, economizar mais.

Sabemos bem que milhões de portugueses sentem um sufoco quando chega o momento de reabastecer o carro num posto de combustível. Por isso mesmo, a Cartrack quer apoiar os condutores na poupança de combustível.

#DescubraMais com a Cartrack, inscreva-se e habilite-se a ganhar cerca de 1.200 euros em cartão-vale de combustível. Enquanto considera esta oportunidade imperdível, consulte então as nossas dicas de condução que promovem a poupança de combustível. Pode até testá-las na sua próxima aventura na estrada!

1. Conduza como se a poupança de combustível dependesse disso

Recomendamos que desligue o motor do seu automóvel enquanto este não se encontra em movimento, para garantir a poupança de combustível. Afinal, um motor ligado sem necessidade desperdiça combustível e até sobrecarrega alguns componentes do veículo, que se podem danificar ao longo do tempo.

Ao contrário do que muitos julgam, alternar entre ligar e desligar o carro constantemente, enquanto está preso no trânsito, não consome mais combustível do que deixar o motor a trabalhar. Aliás, ocorre precisamente o oposto: um automóvel ligado desnecessariamente gasta sempre mais. Exploramos esta questão com mais detalhe noutro artigo que explica  como desligar o motor de um carro parado por mais de 10 segundos pode revelar-se uma solução simples que permite a poupança de combustível e de custos.

2. Não acelere

Talvez acelerar possa levá-lo mais rapidamente de A a B, mas a condução veloz constitui um dos maiores responsáveis pelo consumo de combustível em pouco tempo. Simplificando, os automóveis despendem, naturalmente, mais energia quando aceleram, o que impede a poupança de combustível.

Se deseja mesmo aproveitar ao máximo cada litro por quilómetro, a nossa recomendação é que abandone hábitos de condução prejudiciais, como, por exemplo, conduzir a elevada velocidade e acelerar ou travar abruptamente. Deixe essas práticas para as pistas de corrida e siga as regras do código da estrada! Praticar uma condução segura e obedecer aos limites de velocidade, principalmente em viagens de longas distâncias, melhorará drasticamente a poupança de combustível do seu automóvel.

3. Alterne entre as mudanças de forma inteligente

Se o seu carro possui uma caixa de velocidades manual, alternar entre as mudanças demasiado cedo pode levar o sinal de combustível em falta a iluminar-se antes do esperado.

Não permitir um intervalo suficiente na alteração das mudanças de uma velocidade superior para uma inferior aumentará o consumo de combustível e o esforço do motor, pois este continuará com elevadas rotações por minuto (rpm) durante essa passagem, trabalhando mais do que deveria.

Para reduzir o esforço do seu motor e garantir a poupança de combustível, mantenha então as rotações por minuto mais baixas durante a sua condução em estradas normais, de preferência entre 1.500 e 2.000 rpm. Mesmo quando acelerar na autoestrada, não ultrapasse as 3.000 rpm. Esta estratégia irá, certamente, permitir um consumo de combustível ideal e eficiente na sua máquina.

4. Verifique a pressão dos pneus

Pode ser difícil de acreditar, mas a verdade é que o estado de conservação do seu veículo tem impacto no consumo de combustível. Garantir a revisão do carro atempadamente e verificar com frequência as suas necessidades de manutenção são hábitos benéficos para a poupança de combustível.

Pneus com baixa pressão ocupam, pois, mais espaço na estrada, provocando uma condução mais “arrastada”. Tal aumenta a resistência e, consequentemente, o consumo de combustível ao longo da sua utilização.

Consoante o fabricante, poderá, geralmente, consultar a pressão recomendada para os seus pneus no interior das portas ou no manual. No caso de pneus com baixa resistência ao rolamento, poderá mesmo aumentar a pressão até 0,3-0,5 bars acima do nível recomendado, se pretender uma condução mais suave.

5. Realize todas as suas compras na mesma viagem

Outra estratégia inteligente para potenciar ao máximo cada gota de combustível será organizar-se para concluir as suas compras, a título ilustrativo, aproveitando outras viagens. Imagine, por exemplo, este cenário: finalmente terminou um dia longo de trabalho e chegou a casa. Contudo, quando abre a porta do frigorífico, percebe que lhe faltam ingredientes. Antes sequer de relaxar um pouco, já tem de sair novamente para ir às compras.

Na próxima vez, poderá planear uma passagem pelas suas lojas habituais durante a viagem de regresso a casa, depois do trabalho, comprando logo tudo aquilo de que precisa. Portanto, planear conscientemente as suas viagens e os seus percursos antes de conduzir poderá ajudá-lo na poupança de combustível.

6. Vá “à boleia”

Viajar “à boleia” consiste, sem dúvida, numa das melhores estratégias de poupança de combustível. Segundo a Business Tech, partilhar o mesmo carro está, aliás, a tornar-se numa das opções preferidas dos condutores no combate ao impacto do elevado preço dos combustíveis, que recentemente bateu recordes.

Além disso, um sistema de boleias alternadas permitirá que, por vezes, relaxe e desfrute da música enquanto o conduzem. Se cada vez mais pessoas adotassem este hábito, o número de carros na estrada decresceria, resolvendo problemas com o trânsito e contribuindo também para a progressiva diminuição da poluição atmosférica.

Viajar com outras pessoas também prolongará a vida útil do seu próprio veículo, pois diminuirá os quilómetros percorridos por mês. No entanto, embora este método de poupança de combustível se esteja a tornar mais popular, poderá ter impacto no seguro de automóvel.

Por exemplo, se for o condutor escolhido para dar boleia a outros e receber pagamentos que superem os seus custos com combustíveis ou parqueamento, a sua seguradora poderá considerar essa transação como comercial. Assim, poderá exigir que altere o seu contrato de seguro para um específico de negócios ou que obtenha uma permissão especial para oferecer boleias.

7. Utilize aplicações que oferecem serviço de transporte

Se não tem um grupo de amigos com quem alternar boleias ou se simplesmente não aprecia partilhar carro, as aplicações que fornecem serviço de transporte podem ser a solução ideal. Com esses recursos, não terá de se preocupar com a quantidade de combustível que ainda tem no depósito ou com o desgaste do seu veículo. Poderá simplesmente abrir a aplicação no seu telemóvel, solicitar um automóvel, aguardar pelo condutor e desfrutar da viagem, garantindo a poupança de combustível.

Atualmente, existem inúmeras aplicações que oferecem várias opções de serviço de transporte, como, por exemplo, Uber, Taxify, Bolt ou inDriver. Cada uma apresenta preços distintos e organiza as suas próprias campanhas promocionais regularmente.

Monitor de poupança de combustível

Já existe tecnologia que permite calcular o consumo de combustível dos carros. Poderá, portanto, controlar quanto combustível a sua frota ou o seu veículo gasta todos os dias com o painel inteligente da Cartrack. Ao analisar os dados disponibilizados pelos equipamentos instalados na sua frota ou no seu automóvel, é mais fácil descobrir onde se verifica um maior consumo de combustível e porquê.

A Cartrack também consegue determinar a rota mais rápida e segura para a sua viagem, garantindo a poupança de combustível até ao destino. Contacte-nos agora mesmo e comece a poupar combustível!