697 mil roubos e furtos de veículos, em média por ano, na UE entre 2015 e 2017

Roubos e furtos de veículos na UE entre 2015 e 2017

Os roubos e furtos de veículos continuam a ser motivo de preocupação para os proprietários de carros e motos. Na União Europeia (UE), segundo dados divulgados pelo Eurostat no início de novembro, foram contabilizados, em média por ano, 697 mil roubos e furtos de veículos no período entre 2015 e 2017, nos países membros da UE e da EFTA. O que significa que nesta região são roubados mais de 1900 veículos em média por dia. Uma redução de 29% em comparação com o período de 2008 a 2010, quando foi registada uma média anual de 983 mil roubos.

Em Portugal, o cenário é idêntico: apesar da tendência de progressivo decréscimo do número de ocorrências registadas, este é um problema que afeta milhares de pessoas. Segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), em 2018 ocorreram 9.864 furtos – uma média de 27 por dia.

 

Luxemburgo, Grécia e Itália no podium europeu de roubos e furtos de veículos por cada 100 mil habitantes

Entre 2008 e 2017, a Europa registou uma tendência de descida do número de roubos e furtos de veículos na maioria dos países analisados. Ainda assim, Irlanda, Grécia, Inglaterra e País de Gales, Letónia, Malta e Roménia registaram um aumento de ocorrências entre 2016 e 2017. Neste período, Portugal manteve a sua tónica de descida progressiva no número de ocorrências registadas pelas autoridades, passando de 11.531, em 2016, para 10.254, em 2017.

 

roubos e furtos de veículos motorizados, Eurostat

Os dados e protagonistas mudam se analisarmos os números em comparação com a dimensão da população de cada país. Neste caso, surgem seis países destacados pela negativa devido à média de roubo de veículos por cada 100 mil habitantes, entre 2015 e 2017: Luxemburgo (328), Grécia (269), Itália (257), Suécia (259), França (247) e República Checa (238). 

Em sentido contrário, aparecem países como a Eslováquia e a Estónia (ambos com 31), a Croácia (20), Liechtenstein (16) a Roménia (15) e a Dinamarca (4), com os números mais baixos do universo analisado quando falamos de roubo e furto de veículos por cada 100 mil habitantes. Quanto a Portugal, aparece na 13.º posição da lista de países onde, em média, mais veículos são roubados. Registaram-se, neste período, uma média de 109 ocorrências por cada 100 mil habitantes.

 

A realidade dos furtos de veículos a clientes da Cartrack

A constante iminência da ocorrência de roubo ou furto de veículos realça a importância dos serviços de recuperação de viaturas da Cartrack. Além disso, a capacidade de operar noutros países leva a que diversas empresas e particulares escolham os serviços da Cartrack. Exemplo disso é a STEF, empresa vocacionada para o transporte alimentar. Natália Estêvão, responsável de performance dos transportes da STEF, realça este aspeto: “A capacidade de resposta a avarias e o facto de [a Cartrack] conseguir operar noutros mercados europeus foram fatores decisivos para esta decisão [escolha da Cartrack]”.

Entre janeiro e outubro de 2019, a Cartrack contabilizou 28 furtos de veículos, tendo-se mantido uma taxa de sucesso na recuperação de 98%. Em alguns casos, a eficácia e prontidão dos sistemas de alertas e localização em tempo real, juntamente com a equipa de assistência 24h/365 dias, evitaram prejuízos avultados aos clientes da Cartrack. É o caso da Cipade, empresa da região de Aveiro, que lidou com o furto de um veículo duas vezes no mesmo dia. Em ambas as situações, os serviços de recuperação da Cartrack foram imprescindíveis e a viatura foi recuperada. Na segunda ocasião, o carro foi intercetado pela polícia com os assaltantes ainda no interior, e estes foram detidos.
A experiência da Cartrack e os dados nacionais e europeus convergem no mesmo sentido: a necessidade de se proteger contra os  roubos ou furtos de veículos e de recorrer a sistemas de localização e recuperação.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

Aumente a sua segurança e a dos seus veículos com os serviços de localização e recuperação da Cartrack!

contactos-cartrack