STEF faz teste pioneiro com a Cartrack e ganha capacidade de resposta

Empresa vocacionada para o transporte alimentar, a STEF é líder na Europa em serviços de logística e transporte sob temperatura controlada. Conta com 16.000 colaboradores e 225 plataformas em sete países: Bélgica, Itália, Holanda, Portugal e Suíça.

 

O contexto

Como qualquer empresa de transporte, a STEF precisa de fazer uma gestão otimizada da frota e controlar os horários de chegada aos pontos de entrega. Mas, sendo um operador logístico do frio, um dos fatores mais críticos é a monitorização eficaz da temperatura durante as viagens efetuadas pelos veículos. As regras do transporte alimentar são muito específicas nesta matéria e era necessário um sistema com garantias de qualidade no serviço prestado.

 

A STEF já tinha experiência de mais de dois anos com um sistema de geolocalização e controlo de temperatura de outro fornecedor. No entanto, a incapacidade de resposta a avarias espoletou mudanças no serviço de gestão de frotas para conseguir garantir uma frota operacional, segundo Natália Estêvão, responsável de performance dos transportes da STEF.

 

Para não correr riscos, os responsáveis da STEF avançaram para uma pesquisa de mercado e procuraram saber que soluções estavam a ser utilizadas pelos parceiros. “Fizémos o contacto com várias empresas de telemática no mercado e pedimos para nos apresentarem uma proposta”, referiu Natália Estêvão. 

 

A solução

A Cartrack foi uma das empresas contactadas pela STEF, pela capacidade não só de localizar os veículos da frota, como também de monitorizar a temperatura dos semi-reboques, das caixas frigoríficas e de toda a frota. A opção pelos serviços de gestão de frotas da Cartrack foi a mais óbvia, mas não foi uma escolha feita com base no dinheiro. A capacidade de resposta a avarias e o facto de conseguir operar noutros mercados europeus foram fatores decisivos para esta decisão. “Estamos a fazer um teste pioneiro com a Cartrack em Portugal que, eventualmente, poderá expandir-se para outros países do grupo”, salienta Natália Estêvão.
A STEF iniciou, então, contrato com a Cartrack em agosto e o serviço ainda está em fase de instalação. Em poucos meses, são já 115 as viaturas integradas nos serviços de gestão de frotas da Cartrack. Uma aposta que não vai ficar por aqui. A responsável de performance dos transportes da STEF refere que o objetivo é colocar dispositivos da Cartrack em cerca de 200 veículos.

 

“Estamos a fazer um teste pioneiro com a Cartrack em Portugal que, eventualmente, poderá expandir-se para outros países do grupo.”

Natália Estêvão, responsável de performance dos transportes da STEF.

 

 

Os ganhos

“O controlo da temperatura é realmente crucial. É a nossa capacidade de resposta a um cliente quando existe um problema com a temperatura da carga numa entrega ou quando existe um pedido de auditoria de um cliente”, refere Natália Estêvão. O facto de o sistema da Cartrack disponibilizar a temperatura e o histórico de temperaturas dos carros faz os colaboradores da STEF ganharem muito tempo. De outra forma, os carros tinham de regressar à base para monitorizar as temperaturas. Este é, sem dúvida, um dos principais ganhos mencionados pela responsável de performance dos transportes da STEF.

 

Além destes, Natália Estêvão refere-nos ainda:

  • Monitorização do tempo de abertura de portas para salvaguardar possíveis aberturas inoportunas durante as viagens;
  • Utilização de sondas dos termógrafos calibrados pelo ISQ, utilizando informação fidedigna e calibrada de acordo com a lei;
  • Capacidade de resposta a avarias e de reporte aos clientes.

 

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

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