O retrato do furto e roubo de viaturas em 2018

Cartrack, Relatório Anual de Segurança Interna, furto e roubo, furto de veículos, roubo de veículos

O furto e roubo de viaturas motorizadas continua a ser um problema enfrentado por milhares de portugueses, apesar da tendência de progressivo decréscimo nos últimos anos. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), registaram-se, entre carros, motas, camiões e autocarros, 9.864 furtos em 2018 – uma média de 27 por dia. Face aos dados de 2017, assinala-se uma queda de 3,8%, à semelhança do que acontece em relação aos roubos de viaturas, realizados com recurso a violência ou ameaça. No ano de 2018, foram roubados 106 veículos, menos 10,9% do que no ano anterior.

 

Diferença entre furto e roubo

 

  Furto  

O furto de uma viatura caracteriza-se pela apropriação do veículo sem que haja violência ou ameaça contra o lesado.

  Roubo  

O roubo de uma viatura diz respeito à apropriação do veículo mediante o uso de ameaças ou violência entre o criminoso e a vítima. Enquadra-se na criminalidade violenta e grave.

 

Distritos com mais participações de furto e roubo de veículos

No distrito do Porto, o furto de veículos ocupa o 4º lugar na lista de crimes gerais mais participados do ano de 2018, com 3.053 viaturas furtadas, logo a seguir à violência doméstica, à ofensa à integridade física e ao furto em veículo motorizado (apropriação de objetos deixados no interior da viatura ou furto de acessórios ou combustível). Por sua vez, em Setúbal registaram-se 806 furtos – o 13º delito com mais ocorrências na lista de criminalidade geral -, em Aveiro assinalaram-se 754 – o 7º crime mais participado – e em Braga foram identificados 677 veículos furtados – o 9º delito com mais casos.

 

No que diz respeito à lista de criminalidade violenta e grave, o roubo de viaturas representa o 12º crime mais participado tanto em Lisboa, com 47 veículos roubados, como no Porto, com 32 ocorrências.  

 

A realidade dos clientes da Cartrack

A constante iminência deste tipo de furto e roubo sublinha a importância do serviço de recuperação de viaturas prestado pela Cartrack, através de um sistema integrado de alertas e de localização em tempo real. No ano de 2018 foram contabilizados 39 furtos de veículos, tendo-se mantido uma taxa de sucesso na recuperação de 98%. Em alguns casos, a eficácia e prontidão dos nossos serviços, com uma equipa de auxílio à recuperação de viaturas disponível em permanência, evitaram prejuízos de milhares de euros. É o caso da TRIBUTRECORD Transportes, que se viu obrigada a lidar com o furto de uma das suas viaturas.

 

Em agosto de 2018, a transportadora sediada em Braga recuperou uma carrinha furtada durante a madrugada na região de Matosinhos. A pronta resposta dos serviços da Cartrack garantiu a rápida recuperação do veículo: 45 minutos depois do contacto do cliente, as autoridades conseguiram encontrar a carrinha e o homem que a havia furtado. Aires Carvalho, responsável da empresa, frisa o “trabalho excelente” dos serviços prestados pela Cartrack face a situações de furto e roubo, mas também na gestão quotidiana da frota. “Aconselho a toda a gente” – refere o empresário, acrescentando – “Não só por causa do roubo, mas também para o controlo da empresa”.

 

Cartrack, Relatório Anual de Segurança Interna, furto e roubo, furto de veículos, roubo de veículos

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

Se ainda não conhece os nossos serviços, fale connosco e peça mais informações!

contactos-cartrack