Animais de Estimação: Como transportá-los em segurança em automóveis

animais de estimação transporte carros cartrack

Ter animais de estimação é sinónimo de algumas preocupações. Seja uma simples ida ao veterinário ou viagens mais longas quando falamos de férias, a verdade é que o transporte do cão ou do gato suscita sempre algumas dúvidas.

Mas não se preocupe. Se o seu meio de transporte é o automóvel, pode levar o seu animal de estimação de forma legal e segura, desde que este não prejudique a condução ou comprometa a segurança dos utilizadores do veículo e do animal.

De acordo com a lei (nº 10 do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de outubro),

“o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”.

Apesar de a legislação e o Código da Estrada não determinarem como é que o transporte de animais deve ser feito, existem alguns cuidados que deve ter em conta de forma a garantir a segurança de todos e evitar acidentes ou multas.

 

Transporte: Porque é que os donos devem usar sistemas de segurança e proteção?

Se está a pensar em levar o cão ou o gato na viagem, saiba que não precisa de uma licença especial para o efeito, mas o seu o animal de estimação não pode circular livremente pelo carro, caso contrário pode incorrer numa multa de 60 a 600 euros. Portanto, o melhor é optar por algum sistema de segurança e proteção para evitar males maiores.

Também não deve transportar o seu animal de estimação nos bancos dianteiros ou no colo de algum passageiro porque:

  • se viajar sozinho, pode acabar por se distrair quando verifica se o seu animal de estimação está bem;
  • o seu animal de estimação pode saltar para os bancos da frente e atrapalhar a sua condução, podendo mesmo provocar um acidente;
  • o animal de estimação gosta de colocar a cabeça sobre o vidro da janela, comportamento perigoso para a sua integridade física.

 

Sistemas de Segurança & Proteção para animais de estimação

Os vários métodos de segurança e proteção existentes no mercado são uma forma de evitar multas, mas também situações mais graves decorrentes de travagens bruscas, colisões, entre outros.

 

Caixa TransportadoraGrelha DivisóriaCadeiras e BancosCinto de Segurança
caixa transportadora animais estimação cartrack
A caixa transportadora é uma das formas mais populares, não permitindo que os animais de estimação circulem livremente pelo carro e evitando que qualquer comportamento imprevisível distraia ou prejudique o condutor e os restantes utilizadores do veículo. Além disso, protege a segurança do animal em caso de acidente. Ao escolher este método, tenha em conta a dimensão, sistema de ventilação e sistema de portas de forma a garantir o conforto do seu animal de estimação.
cintos segurança animais estimação cartrack
Com a grelha divisória é possível manter os animais de estimação na parte de trás do veículo, evitando potenciais interferências na condução. Contudo, esta opção só limita a livre circulação do animal dentro do veículo, não protegendo o animal de estimação em caso de acidente.
cadeiras bancos animais estimação cartrack
Os animais de pequeno e médio porte podem ser transportados em cadeiras e bancos específicos, preparadas para serem usados em conjunto com coleiras. 
cintos segurança animais estimação cartrack
Os cintos de segurança são uma boa opção para quem quer reduzir o risco de o animal de estimação ficar ferido em caso de acidente porque o mantém preso e protegido no banco traseiro.

 

Imagens exemplificativas: Zooplus
Imagem de destaque: Andrew Pons, Unsplash

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack