Seis características dos carros que dificultam o roubo

dicas, roubo, carros, cartrack, cartrack portugal, sempre em controlo

Quando pensamos em comprar carro, a marca, a cor, a dimensão e os extras são os primeiros fatores a que prestamos atenção. Mas tendo em conta a criminalidade, é importante ter presente que existem características que devemos ter em atenção porque dificultam o roubo.

A pensar nisto, reunimos seis características que o vão ajudar a escolher o modelo ideal ou a repensar a forma como encara o veículo atual.

Dispositivos de segurança

Os veículos mais modernos contam com uma série de dispositivos de segurança que pode não utilizar ou simplesmente desconhecer. Por exemplo, grande parte dos modelos recentes tem um sistema automático de tranca de portas quando o condutor se afasta do veículo ou um sistema antirroubo, que permite o rastreamento e a recuperação em caso de roubo.
Conhecer estes sistemas e saber ativá-los vão ajudá-lo a proteger-se a si e ao seu automóvel de uma das formas mais violentas de roubo, o carjacking.

Alarmes

Caso o seu carro ainda não esteja equipado, considere a instalação de um alarme. O facto de existir uma luz led indicando a existência de um alarme vai dissuadir potenciais roubos.

Trancas Visíveis

Tranca, bengala de pedais ou de volante visíveis do exterior desencorajam os criminosos porque dificultam o processo de roubo e demoraram mais tempo. Pode ser uma boa aposta.

Carros importados e caros

Os carros importados e caros chamam muito à atenção. Por isso, estes veículos acabam por ser desvalorizados pelos criminosos apesar do elevado valor comercial, uma vez que serão facilmente identificados em caso de furto. Além disso, estes automóveis também costumam estar equipados com sistemas de segurança mais avançados, que dificultam o roubo.

Veículos menos populares

Muitos roubos são encomendados. Como tal, qualquer tipo de veículo pode ser um alvo desde que haja comprador no mercado paralelo. Contudo, os modelos menos comuns acabam por registar menos roubos em relação aos mais populares porque são mais difíceis de revender ou de vender as partes.

Bom estado de conservação

Um carro em bom estado vai fazer com que os criminosos pensem duas vezes. Porquê? Porque ao verem um veículo bem cuidado, acreditam que existe uma maior possibilidade de este ter alarme ou sistema antirroubo. Logo, existe uma maior probabilidade de ser encontrado em caso de roubo.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack