Carros elétricos: uma aposta com muito mais adeptos

Número de carros elétricos cresce em Portugal

Os carros elétricos estão a ganhar cada vez mais peso na indústria automóvel. Os dados de 2019 sobre o registo de novos veículos em Portugal mostram que a venda de veículos elétricos cresceu 192% em relação ao ano anterior. Esta é uma tendência que ganha ainda mais relevância quando se verifica um contexto geral de descida na venda de veículos nos primeiros quatro meses do ano.

Segundo os dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), até ao final de abril foram registrados em Portugal 2.124 veículos movidos exclusivamente a energia elétrica. No mesmo período de 2018, o registo era de apenas 726 novos veículos. Com este ritmo de crescimento, os carros elétricos representam já cerca de 3% das viaturas novas em Portugal.

Se somarmos a esta equação os veículos híbridos, que usam baterias recarregáveis – os chamados híbridos plug-in -, chegamos a um total de 3.050 veículos novos registados até abril de 2019, o dobro em relação ao ano passado. 

 

Nissan lidera, mas Tesla ganha terreno

O grande protagonista do mercado dos carros elétricos em Portugal nos primeiros meses do ano tem sido a Tesla. A marca americana começou a entregar os Model 3 encomendados por clientes portugueses, o que lhe permitiu – segundo os dados do site EV Sales – entrar para o segundo lugar do ranking dos modelos mais vendidos, começando até a ameaçar a liderança do Nissan Leaf, que tem sido, desde há muito, o mais popular. O Renault Zoe caiu para a terceira posição do ranking.

 

Rede de carregadores públicos em crescimento

Quando se fala de carros elétricos, é inevitável abordar o tema do carregamento. Todas as marcas disponibilizam kits que permitem carregar o carro em casa ou na empresa, mas esta opção continua a ser relativamente demorada e obriga frequentemente, no caso das residências, a um aumento da potência elétrica contratada, com todos os gastos que lhe estão associados. Em viagens de maior distância, o recurso à rede pública é impossível de ignorar. A rede de pontos de carregamento continua a crescer, tendo registado um aumento considerável de carregadores rápidos, que permitem chegar aos 80% da capacidade da bateria em cerca de uma hora.
A Mobi.e, entidade gestora da mobilidade elétrica, disponibiliza um mapa atualizado da rede de carregadores elétricos em todo o país, que permite identificar rapidamente estações com carregadores normais e rápidos. Outra alternativa é o ChangeMap, que mostra os pontos de carregamento não só em Portugal, como também de toda a Europa e Norte de África.

 

Baterias de carros elétricos com maior autonomia

No início da comercialização dos carros elétricos, a grande questão que se punha era a falta de autonomia das viaturas. No entanto, ano após ano, têm surgido modelos no mercado que fazem cada mais quilómetros sem a necessidade de carregamento constante. Olhando para os cinco modelos mais vendidos em Portugal, percebe-se que fazer uma viagem de Lisboa para o Porto sem parar para carregar o veículo, já não é impossível, mesmo que a autonomia real seja mais reduzida do que aquela comunicada pelos fabricantes.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

A Cartrack possui um sistema que alerta para a possibilidade de ocorrência de acidentes.

contactos-cartrack