As marcas e os modelos de carros mais vendidos em Portugal

Os quatro primeiros meses de 2019 revelam um abrandamento nas vendas de automóveis face ao período homólogo do ano anterior. Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos, até ao final de abril, 80.566 ligeiros de passageiros, menos 4,8% do que em 2018. Na lista de carros mais vendidos em Portugal, a Renault ocupa, como já é habitual, o lugar dianteiro, com 10.636 carros vendidos. No entanto, a marca gaulesa regista um decréscimo de 8,6% em relação ao ano anterior, vendo a Peugeot aproximar-se a passos largos, com 9.133 veículos vendidos até ao final de abril (mais 5,8% face ao ano transacto). Em terceiro lugar surge a Citroën (que integra, com a Peugeot o grupo PSA) com 5.690 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 19%, o maior verificado por marca em comparação como ano passado.

A quebra de vendas nos primeiros quatro meses do ano contraria a tendência verificada no ano de 2018 e nos últimos seis anos: o mercado automóvel tem vindo a crescer em Portugal, ainda que a subida das vendas tenha vindo a abrandar progressivamente. De acordo com a ACAP, foram vendidos, no ano passado, 273.213 carros – mais 2,6% do que em 2017. Um olhar mais atento ao ranking dos carros mais vendidos em solo nacional permite detetar as preferências dos portugueses.

 

As tendências do mercado automóvel português

Não há grande margem para dúvidas: em 2018, a marca predileta dos portugueses continuou a ser a Renault. Pelo 21º ano consecutivo, a marca do losango lidera o mercado nacional de ligeiros de passageiros. O Renault Clio mantém o primeiro lugar da lista de modelos de carros mais vendidos em Portugal, com 13.592 unidades. Para além do Clio, o fabricante gaulês tem mais dois modelos entre os cinco mais vendidos no ano passado: o Captur e o Mégane, que ocupam a quarta e quinta posições, respetivamente.

Uma das marcas que mais se evidenciou no ranking de carros mais vendidos de 2018 é a Nissan. Para além de ter aumentado a venda de ligeiros de passageiros em 16,2%, com 15.073 unidades, a marca japonesa conquistou um lugar de destaque na lista de modelos mais vendidos, com o Nissan Qashqai. A crescente popularidade deste carro valeu-lhe a subida do quarto para o segundo posto, com a venda de 6.836 unidades (mais 11,4% do que em 2017). Importa também referir os resultados da Peugeot, a segunda marca mais vendida em Portugal. A fabricante francesa, que vendeu 22.980 unidades em 2018 (mais 8,9% face ao ano anterior), conta com três modelos no top 10 de ligeiros de passageiros mais vendidos: o 208, o 2008 e o 308, em terceiro, oitavo e nono lugares, respetivamente.

O ano passado fica, também, marcado pelos bons resultados de vendas dos modelos elétricos, mostrando que esta solução marcará o futuro do setor automóvel. O Nissan Leaf conseguiu mesmo ficar entre os 50 modelos carros mais vendidos em território nacional, com 1.593 unidades (cinco vezes mais do que em 2017). Ocupando o 43º lugar desta lista, o modelo da construtora nipónica destrona, assim, o Renault Zoe, que até aí era líder do segmento dos 100% elétricos. Isto apesar de o modelo da marca francesa ter aumentado significativamente as suas vendas, com uma subida de 73,8% face ao ano anterior (1.305 unidades vendidas). Mas os dados de 2019 mostram uma mudança: Em Abril, a Tesla  tornou-se a marca de veículos elétricos mais vendida, batendo a concorrência pela primeira vez.

 

As 10 marcas de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal em 2018

 

Os 10 modelos de ligeiros de passageiros mais vendidos em Portugal em 2018

 

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

 

A Cartrack possui um sistema que alerta para a possibilidade de ocorrência de acidentes.

contactos-cartrack