Cartão frota: Controle os gastos de combustível

cartrack, cartão frota, combustível, gastos, gestores de frotas, ferramentas, performance, otimização, custos, abastecimento, vantagens, gestão, segurança, gestão de frotas, redução, poupança, alertas, controlo, cartrack portugal, sempre em controlo

O gasto mais elevado na atividade de qualquer frota é o combustível, sendo por isso uma das principais preocupações de um gestor de frotas. Estes profissionais procuram encontrar meios e ferramentas que ajudem na gestão e otimização destes custos, que são agravados pela instabilidade do preço do crude. Um dos primeiros passos para controlar os gastos com combustível é recorrer ao cartão frota dos postos de abastecimento, que associam depois a outras formas de controlar esses custos.

O impacto dos gastos de combustível numa empresa é destacado num estudo de uma tese de mestrado, da Universidade de Coimbra. Este estudo refere que o combustível  representa 30% dos custos gerais da frota, mostrando a importância de encontrar soluções que ajudem a reduzir os gastos de combustível. Uma simples redução de 5% destes gastos, segundo o mesmo estudo, pode representar uma poupança anual de 12 000 euros.

No entanto, a redução dos custos de combustível não é a única vantagem que se pode obter com o cartão frota. Existem uma série de outros benefícios que as empresas ganham ao optar por esta solução.  

 

Vantagens de ter cartão frota

Quando se gerem frotas, sejam estas pequenas, médias ou grandes, os cartões frota são uma necessidade para agilizar o processo de pagamento no momento do abastecimento. Porém, as vantagens não se esgotam na facilidade de pagamento por parte dos funcionários. Além dessa, existem outras vantagens que estes cartões frota oferecerem às empresa, tais como:

A gestão mais eficaz das despesas de combustível
O cartão frota permite às empresas uma gestão fácil das despesas de combustível de cada viatura. A maioria das operadoras fornece faturas semanais onde constam todos os veículos da frota e os gastos que os mesmos tiveram. Desta forma, não existe a necessidade de reunir todos os recibos de combustível e guardá-los para reclamar o IVA. Além disso, é possível identificar os veículos que estão a consumir maior quantidade de combustível, seja por problemas mecânicos ou trajetos mal calculados.
Aceder a todas as transações numa plataforma online
A grande maioria das operadoras tem uma plataforma de gestão online que está associada aos cartões frota. Através desta plataforma, o gestor de frotas pode aceder, em qualquer altura, a todos os abastecimentos que foram realizados. Pode também gerir todas as despesas de combustível.
Melhoria na segurança das suas viaturas
A utilização dos cartões de combustível elimina a obrigatoriedade de os condutores das viaturas andarem sempre com dinheiro no bolso. Desta forma, esta opção reduz o risco de roubo e a empresa não perde o dinheiro.
Facilidade de pagamento
As operadoras de cartões frota, geralmente, oferecem várias opções de preços disponíveis – tendo em conta o combustível utilizado, a dimensão e a localização da frota – para determinar as opções de pagamento mais adequadas. Portanto, os gestores de frota podem ter a vantagem de pagar um preço fixado semanalmente pela operadora ou o preço que está fixado no momento de abastecimento na bomba de gasolina. Além disso, existe a possibilidade de fazer pagamentos a crédito. Esta opção dá alguma margem de manobra às empresas para gerirem com maior flexibilidade as despesas mensais de combustível.

 

Como controlar e reduzir os custos de combustível

As vantagens dos cartões de frota são evidentes, mas estes não são os únicos custos de uma frota, nem são o único fator a ter em conta para uma boa gestão da frota. Ao integrar estes dados e custos aos restantes elementos será possível retirar vantagens adicionais.

Num sistema de gestão integrada da frota, como o disponibilizado pela Cartrack, a informação relativa ao uso dos cartões de abastecimentos, de qualquer operadora, é integrada no sistema de registo e controlo de custos totais de cada viatura.

Através dos sistemas de localização é possível determinar o local de abastecimento, assim como todos os trajetos dos veículos desde o último abastecimento. Com este controlo, é possível então saber se houve, por exemplo, trajetos mal calculados ou se existe mesmo um problema com a viatura.

Associando estes dados ao perfil de cada condutor, é ainda possível saber se o tipo de condução está também a ter influência no gasto de combustível.

A Cartrack dispõe também de um sistema de alertas automáticos que são programados para notificar, via SMS ou e-mail, o momento exato da utilização do cartão frota ou a utilização indevida do mesmo. Outro alerta disponível é o de roubo de combustível, um problema que afeta muitas empresas.

Somando todas estas vantagens, os gestores de frotas têm condições para tirar total partido do uso dos cartões de combustível e otimizar os custos de um gasto importante das suas viaturas.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack