Como escolher a melhor bateria para o seu carro

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Quando pegamos no nosso carro ou mota não pensamos, por regra, nos componentes vitais que o fazem circular corretamente. Na verdade, só nos lembramos deles quando ficamos ‘apeados’ a meio do caminho porque um desses componentes deixou de funcionar. Um dos casos mais habituais é a bateria. Lembra-se dela e sabe como prolongar a vida deste elemento essencial do seu veículo?

A bateria é o que faz arrancar o veículo e fornece energia a todos as partes elétricas. No caso dos veículos elétricos, torna-se ainda mais vital, tendo em conta que é o elemento principal para o funcionamento total do veículo. No entanto, raramente temos a preocupação de procurar prolongar a vida das baterias e de acautelar a segurança e o bom funcionamento deste elemento vital dos veículos.

Para isso, é importante perceber como funcionam e que tipo de baterias estão disponíveis. Só assim vai escolher aquela que mais se adequa ao seu veículo.

 

Como funcionam e para que servem as baterias?

As baterias, de uma forma muito simplificada, têm a função de armazenar energia e gerar eletricidade para os diversos elementos elétricos de uma viatura. O armazenamento da energia em todas as baterias é gerado a partir de uma reação química, tanto nas baterias chumbo-ácido como nas baterias de iões de lítio.

Apesar de não serem todas iguais, todas as baterias encontram-se em constante processo de carga e descarga. A bateria começa a ser descarregada quando está ligada a um dispositivo que necessita de eletricidade para o seu normal funcionamento. Ao contrário, o processo de carregamento e de armazenamento de energia ocorre quando o alternador conduz a corrente em sentido oposto.

 

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A vida útil de uma bateria depende sempre do modelo de carro utilizado e as condições de uso e conservação. No entanto, alguns tipos de baterias apresentam melhor performance e rendimento do que outras devido às suas características.

 

Que tipo de bateria é mais apropriada para o seu veículo?

Quando a bateria falha, normalmente, os condutores limitam-se a ir ao mecânico e é este que acaba por decidir qual é a bateria apropriada para o carro.  No entanto, para termos a certeza de que estamos a fazer a escolha acertada é importante sabermos quais os tipo de baterias que existem e quais são mais adequadas ao modelo de veículo.

O tipo de bateria pode variar consoante a tipologia do veículo que possui, sendo certo que uma bateria para um carro é diferente da bateria ideal para uma mota. Os tipos de baterias disponíveis no mercado são:

 

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Baterias de chumbo-ácido

 

As baterias de chumbo-ácido são as mais utilizadas no setor automóvel, já há muitos anos. São utilizadas como baterias de veículos convencionais e, atualmente, boa parte dos veículos elétricos de pequeno porte, como os carrinhos de golfe, utilizam este tipo de baterias.

Estas baterias são compostas por diversas placas de chumbo e óxido de chumbo banhadas com ácido sulfúrico e água destilada. A energia, em formato eletricidade, flui da bateria quando existe um circuito entre os pólos positivos e negativos.

Dependendo da finalidade, o peso das baterias chumbo-ácido pode variar aproximadamente entre os 3 e os 35 kg. Nestes casos, segundo a VALORCAR, o peso médio associado a baterias de chumbo-ácido, consoante a tipologia do veículo utilizado, é:

  • Motociclo: 3 – 5 kg;
  • Veículos ligeiros: 13 – 17 kg;
  • Veículos pesados: 25 – 32 kg;
  • Máquinas agrícolas ou industriais: 25 – 32 kg.

As baterias de chumbo-ácido não são todas iguais, subdividindo-se em dois tipos que variam sobretudo segundo o processo de produção:

 

Baterias Húmidas

São as mais comuns e económicas; apresentam a particularidade de terem o líquido presente – o ácido sulfúrico – a mover-se livremente no compartimento e funcionarem com um sistema aberto.

Baterias Reguladas por Válvulas (VRLA)

Neste caso, as válvulas de segurança selam a bateria, impedindo a perda de fluídos. Por se encontrarem seladas e serem mais leves, estas baterias são recomendadas e apropriadas para veículos de competição e motociclos em geral.

 

A vida útil das baterias de chumbo-ácido rondam os dois a três anos, sobretudo devido à descarga constante que faz com que o ácido sulfúrico fique mais fraco e deixe de haver tensão suficiente para fornecer eletricidade.

 

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Baterias de iões de lítio

 

Estas são as baterias mais utilizadas pelos veículos híbridos e elétricos.  As vantagens deste segmento de baterias deve-se sobretudo ao seu elevado desempenho elétrico (superior a todas as restantes), não possuírem memória de ciclo de carga – ou seja,  não é necessário descarregá-la toda para a carregar de novo – e, por fim, não necessitarem de manutenção até ao fim de vida útil da bateria.

As baterias de iões de lítio são composta por óxido metálico com lítio (cátodo) , grafite (ânodo)  e sal de lítio, dissolvido em carbonatos orgânicos. No entanto, o processo não é muito diferente das baterias chumbo-ácido, ou seja, existe um movimento contínuo nos processos de carga e descarga que faz os iões de lítio serem transferidos do pólo positivo para o pólo negativo.

A vida útil das baterias iões de lítio apresentam uma duração maior em comparação às baterias de chumbo-ácido, podendo chegar aos 10 anos. Estas apresentam uma vida útil prolongada, sofrendo cerca de 5% de degradação por ano.

 

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Baterias de níquel-hidretos metálicos

 

Estas baterias são, essencialmente, utilizadas em veículos híbridos devido a terem uma degradação muito pequena ao longo dos anos.  No entanto, estão a cair em desuso, sendo substituídas pelas baterias de iões de lítio, sobretudo devido à menor densidade de energia que possuem e ao seu peso excessivo.

 

 

Agora que já percebe como funcionam e que tipo de baterias existem, já tem a capacidade de decidir qual a melhor bateria que o seu veículo deve ter, principalmente se estiver a pensar em adquirir um carro ou uma mota.

Nos dias de hoje, é importante decidir qual o tipo de veículo e bateria que melhor se adequa às suas necessidades diárias. Não se esqueça: as baterias chumbo-ácido são as mais utilizadas nos veículos convencionais – gasolina e gasóleo -, enquanto as baterias de iões de lítio são, essencialmente, utilizadas nos veículos elétricos devido à sua grande capacidade e autonomia elétrica.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack