Como gerir atitudes de agressividade ao volante?

Cartrack, Sempre em controlo, atitudes, agressividade, volante

A agressividade é um fator assustador para todos os condutores, independentemente da situação ou do local em que se encontram, uma vez que são obrigados a aceitar que nem todos são condutores de excelência.

Em vez de perder a cabeça cada vez que um condutor comete erros, tente ignorar esses erros e não permita que as ofensas o afetem.

Os ataques de fúria e agressividade são perigosos para todos os automobilistas e podem ter consequências graves até para a sua saúde, não valendo a pena perder o seu tempo.

Com a ajuda de um profissional de saúde e bem-estar, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a controlar e a gerir os ataques de fúria e agressividade na estrada.

RESPIRE: Exercícios de respiração podem ajudá-lo a libertar a energia e o ar bloqueado e a oxigenar o sangue, aliviando a tensão. Foque-se na sua respiração para fazer com que as frustrações desapareçam.

OUÇA: Ouça música ou audiolivros. A música pode funcionar como pano de fundo das suas experiências e do seu percurso, enquanto os audiolivros podem tornar a viagem mais agradável. Desta forma, vai encarar os maus condutores e o trânsito intenso com menos frustração.

DESCONTRAIA: Quando se sente frustrado, acumula tensão no seu corpo. Existem técnicas simples que o vão ajudar a libertar rapidamente esta tensão, mesmo quando está sentado no veículo, permitindo uma descontração física e emocional.

BRINQUE: Aposte em jogos engraçados como o “Jogo do Idiota”. Se aceitar que certas pessoas vão cometer erros nas estradas, poderá contá-los de forma a reduzir os níveis de stress motivados pelos erros cometidos.

PLANEIE: Por vezes, sente-se frustrado porque está com pressa e não consegue chegar suficientemente rápido ao seu destino por causa do trânsito. Organize a sua agenda de forma a sair de casa mais cedo e antecipar o tráfego. Isso vai deixá-lo mais descontraído porque não haverá qualquer problema se a viagem se prolongar por mais uns minutos.

No final de contas, o comportamento de um condutor em relação aos demais determina o desfecho de um cenário possivelmente perigoso. Lide com os ataques de fúria da mesma forma que lidaria com uma criança que partiu alguma coisa. Mantenha a calma e a descontração. Aposte na segurança.

 

Traduzido pela Webtexto para a Cartrack
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia

Título Original: Managing Road Rage
Autor: Cartrack ZA