Como gerir e reduzir a pegada ecológica da sua frota

Cartrack, Cartrack Portugal, Sempre em Controlo, Custos, Emissão de Gases, gestão, gestão de frotas, manutenção, Pegada Ecológica, Poluição, Redução

As empresas que ainda não deram conta das vantagens de ter uma política ecológica estão presas no passado. Esta é não só uma ótima forma de reduzir custos e cumprir as regras, mas também permite diminuir as emissões de gases e travar a deterioração do meio ambiente.

Para pôr em prática uma política ecológica, as empresas só precisam de conhecer detalhadamente a pegada ecológica das suas frotas, contribuindo de forma mais ativa para a segurança, a saúde e a qualidade de vida da população.

A indústria automóvel tem acompanhado esta tendência, desenvolvendo veículos que consomem cada vez menos combustíveis e emitem menos gases poluentes. E isto faz ainda mais sentido quando olhamos para os números: em Portugal, em 2013, o setor dos transportes foi responsável por 24% das emissões de gases com efeito de estufa. As empresas não podem ficar para trás. Ainda não está convencido? Continue a ler.

 

Porque devo adotar uma política ecológica?

A maior parte das empresas aposta numa política ecológica para cumprir as regulamentações nacionais e internacionais. Contudo, uma das grandes vantagens é a poupança em combustíveis e, como tal, de custos.
Caso a sua empresa opte por uma política ecológica, eficiente e segura, conseguirá tirar maior partido das capacidades dos veículos, otimizar o consumo de combustível, reduzir a poluição e o ruído e diminuir o número de acidentes rodoviários.

 

Como avaliar a pegada ecológica da empresa?

Para que a empresa consiga estipular e cumprir os seus objetivos, precisa de avaliar a sua pegada ecológica. Isto significa que terá de registar os consumos de combustível e os quilómetros percorridos de cada um dos veículos para conseguir fazer os cálculos e chegar ao valor da emissão de dióxido de carbono.
Nos veículos a diesel, multiplique o combustível consumido por 2,63 e divida por 1.000. Nos veículos a gasolina, multiplique o combustível consumido por 2,32 e divida por 1.000. Após ter calculado os valores, pode fixar e calendarizar os seus objetivos.

DICA: estipule um valor percentual para a redução das emissões de gases todos os anos.

 

Como posso reduzir os custos e as emissões de gases?

A redução dos custos com combustíveis e da poluição atmosférica andam a par e passo. Para diminuir os gastos e a emissão de gases poluentes e partículas, bem como de gases que provocam o efeito de estufa, basta colocar estas dicas em prática.

  • A escolha dos veículos terá consequências nos consumos, nas emissões e na segurança. Como tal, opte por viaturas que consumam menos e, por sua vez, poluam menos a atmosfera. Fatores como o tipo de combustível, a potência ou a aerodinâmica também devem ser tidos em conta.
  • Opte por um estilo de condução consistente e constante. Assim, apenas ligue o veículo antes do início da viagem e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Evite também acelerações e travagens bruscas ou o para arranca nas vias de trânsito muito congestionadas.
  • Aposte em manutenções regulares, uma vez que os veículos que não vão frequentemente à revisão ou que têm uma manutenção de má qualidade consomem mais combustível e emitem mais gases poluentes.
  • Atenção às rotas. Com a ajuda de tecnologias, como a navegação por satélite ou a telemática, vai conseguir antecipar e evitar congestionamentos e quilómetros desnecessários, traçando rotas mais eficientes.
  • Registe e analise os percursos feitos. Desta forma, poderá otimizar as suas rotas e reduzir os seus custos.
  • Monitorize os seus funcionários de forma a encorajá-los a optar por um estilo de condução mais eficiente em termos de consumo de combustíveis e de proteção do meio ambiente.
  • Opte por teleconferências ou videoconferências em vez de reuniões presenciais sempre que possível.

 

A aposta numa política ecológica é uma tarefa simples e representa grandes mais-valias para a empresa, nomeadamente em termos de poupança e de responsabilidade social. Escolha fazer a diferença.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia