Como podem as empresas economizar combustível?

Como economizar combustível, Cartrack

A gestão do combustível é a atividade que gera maior preocupação entre os gestores de frotas e os responsáveis das empresas. É um gasto muito elevado, que pode representar cerca de 30% dos custos gerais da frota automóvel, segundo um estudo da Universidade de Coimbra. Este custo pode ainda ser agravado pela constante alteração do preço do petróleo praticado pelas refinarias. Os meios e ferramentas que ajudam a economizar combustível e a controlar de forma mais eficiente este recurso são, pois, indispensáveis.

Segue-se uma pergunta: é possível economizar combustível sem afetar a eficiência e a produtividade dos condutores e dos veículos da frota? A Cartrack disponibiliza um sistema de Gestão de Frotas que permite ter uma visão global sobre todos os veículos da mesma, fornecendo as ferramentas certas que permitem aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais, incluindo os custos com combustível.

 

Otimização das rotas

A otimização de rotas tornou-se um processo simples, principalmente quando auxiliado por um sistema de tecnologia GPS, que disponibiliza informações de tráfego em tempo real. Desta forma, os dados a que o gestor de frota tem acesso são baseada em factos reais, permitindo informar os motoristas sobre o percurso mais rápido e económico.

 

As vantagens e os benefícios da utilização de um sistema de gestão de frotas, como aquele que é oferecido pela Cartrack, são variados. Assim, com a otimização das rotas, as empresas podem:

  • Economizar combustível;
  • Aumentar a produtividade e a eficiência;
  • Diminuir os tempos de espera dos clientes;
  • Aumentar a satisfação dos clientes.

 

Aplicação da eco-condução

A eco-condução é uma forma de condução mais eficiente, ecológica e económica, que permite tirar melhor partido da frota. Deste modo, reduz-se o consumo de combustível e o desgaste dos veículos, ao mesmo tempo que se aumenta a segurança dos motoristas na estrada. No entanto, para que a poupança de recursos seja uma realidade, é necessário que os condutores estejam sensibilizados para a necessidade de uma condução mais sustentável.

 

A aplicação de medidas práticas, por parte dos motoristas, ajuda as empresas a economizar combustível e a reduzir os custos operacionais. De entre as medidas que, aplicadas corretamente, podem gerar um impacto nas despesas diretas e indiretas das empresas, destacamos:

  • Circular com uma velocidade o mais constante possível;
  • Ligar o motor apenas no momento do arranque do veículo;
  • Desligar o motor sempre que o tempo de espera seja superior a um minuto;
  • Evitar carregar bagagem desnecessária;
  • Optar por abrir os vidros, em alternativa ao ar condicionado;
  • Evitar circular com altas rotações;
  • Acelerar e travar com suavidade.

 

Cartão frota

Quando se gerem frotas, sejam pequenas, médias ou grandes, os cartões frota são vistos como uma necessidade para facilitar o processo de pagamento no momento do abastecimento. No entanto, as vantagens não ficam por aqui. O cartão frota permite um controlo mais eficaz das despesas de combustível, uma vez que grande parte das operadoras fornece faturas semanais onde constam todos os veículos da frota e os gastos que os mesmos tiveram. Este método permite que os gestores de frota tenham acesso a informação que indica quais os veículos que estão a economizar combustível e os que, pelo contrário, estão a consumir mais.

 

Ainda assim, os gastos relacionados com os combustíveis não são os únicos custos de uma frota. A integração dos cartões frota numa plataforma como o MiFleet — Software de Gestão de Frotas da Cartrack — permite que os gestores tenham uma visão global sobre as despesas totais de cada automóvel.

 

Manutenção preventiva

A boa manutenção dos veículos afeta todos os custos associados aos mesmos, podendo evitar gastos desnecessários e rentabilizar a frota. Ao fazer uma manutenção preventiva dos veículos, pode prever e antecipar problemas nos automóveis que podem causar danos mais graves, caso não sejam resolvidos a tempo. O estado dos pneus ou o deterioramento de uma peça são alguns desses exemplos, com impacto no desempenho, incluindo no consumo de combustível.

 

Desta forma, a prevenção do desgaste dos pneus e das peças dos veículos da frota pode evitar problemas graves quando estão em circulação na estrada, garantindo assim:

  • Segurança aos motoristas;
  • Poupança de combustível;
  • Redução dos custos associados ao deficiente funcionamento do veículo;
  • Redução dos prejuízos da imobilização dos veículos;
  • Melhoria do serviço prestado ao cliente.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

Garanta um bom comportamento dos condutores e melhore a gestão da sua frota com a Cartrack!

contactos-cartrack