Os erros mais frequentes nos exames da carta de condução

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Na hora de tirar a carta de condução são muitos os fatores que condicionam a nossa prestação. Apesar do número mínimo de horas de aulas obrigatórias de código (28) e de condução (32), existem erros que são muito frequentes nos exames e que acontecem muitas vezes não por falta de prática, mas por vários outros motivos. Conheça quais são as falhas mais frequentes nestes exames e quais as dicas que lhe sugerimos para um melhor desempenho.

 

Exame de código

O exame de código consiste em responder a 30 perguntas sobre o Código da Estrada, desde a composição do veículo às regras de trânsito, passando pelas inspeções e contraordenações.

A duração do exame é de 30 minutos e para passar neste exame é importante não responder incorretamente a mais do que três questões.

Se antes era mais frequente falhar perguntas relacionadas com as regras sobre o consumo de álcool ou com a responsabilidade civil, atualmente os erros acontecem sobretudo:

  • no reconhecimento e interpretação da sinalização de trânsito.
  • na resolução teórica e aplicação de regras de trânsito.

Dicas:

  1. Fazer vários testes: é essencial que faça o maior número de testes que conseguir; não há desculpas, já que na internet há muito por onde escolher.
  2. Controlar os nervos: torna-se complicado gerir ansiedade no dia do exame, mas tente relaxar e respire fundo; pense que pior será mesmo os nervos atrapalharem a sua prestação e acabar por chumbar.
  3. Ler bem as questões: por vezes, existem questões que têm “ratoeiras” para confundir o examinando, obrigando-o a estar extremamente concentrado e a conhecer muito bem o código.

 

Exame de condução

O exame de condução é a fase final para adquirir o título que o habilita a conduzir. Para isso e segundo a lei, é obrigatório ter 32 horas de aulas práticas. A prova é constituída por uma avaliação em circulação urbana e não urbana, bem como uma avaliação em parque de manobras.

No dia do exame, deve manter-se calmo e escutar bem todas as indicações do seu examinador, não hesite em perguntar se pode repetir algo que não tenha entendido.

Existem vários fatores que interferem com o desempenho durante a prova, como por exemplo a falta de confiança, falta de domínio do veículo, falhas a nível de coordenação motora e falhas no processo de tomada de decisão.

Preste atenção ao que não deve fazer durante o seu exame e conheça o top 3 de erros mais comuns, em Portugal.

 

Top 3 de erros mais comuns em exames de condução em Portugal:

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1º lugarnão ceder passagem a peões e veículos

Causa: má observação e avaliação do condutor.

Como evitar: moderar a velocidade na aproximação a locais de conflito, como passagens de peões, cruzamentos (principalmente os de visibilidade reduzida) e rotundas.

 

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2º lugarmudança de via de trânsito

Causa: má observação e avaliação do condutor.

Como evitar: O condutor deve adaptar a velocidade e observar corretamente através dos espelhos retrovisores e, ainda, espreitar por cima do ombro para anular o ângulo morto.

 

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3º lugarmudança de direção à esquerda

Causa: regra geral este erro é causado por uma má avaliação do condutor relativamente às características da via e erradamente coloca o seu veículo em contramão (quanto esta tem dois sentidos).

Como evitar: se a via é de sentido único, o condutor tem de se encostar junto ao limite esquerdo da faixa de rodagem (passeio).

 

  • Outros erros frequentes: entrar em sentido proibido, não parar no stop, não parar num sinal luminoso vermelho, iniciar a marcha sem o cinto de segurança posto, etc.

 

Como pode chumbar num exame de condução?

  1. Condução de forma a colocar em causa a segurança dos ocupantes do veículo ou dos outros utentes da via.
  2. Prática de qualquer contraordenação grave ou muito grave durante a prova.
  3. Embater de forma descontrolada num obstáculo (subir o passeio também conta).
  4. Acumulação de 10 faltas durante a prova.
  5. Acumulação de 3 faltas na realização de uma manobra ou procedimento.
  6. Deixar o motor parar mais de 3 vezes.
  7. Necessidade de o examinador intervir no comando o veículo (volante ou pedais).

 

O que são consideradas faltas?

É uma imperfeição na realização de uma manobra ou procedimento da qual não resulta perigo para os ocupantes do veículo nem para os outros utentes da via.

Exemplos:

  • Não olhar os espelhos;
  • Não sinalizar uma manobra;
  • Manuseamento incorreto do volante;
  • Uso incorreto da caixa de velocidades.

 Aviso: No entanto, se acumular 3 faltas na mesma “tarefa” – REPROVA. 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack