Geofences: Como funcionam e que vantagens oferecem?

cartrack, sempre em controlo, empresas, gestão de frotas, geofences

Gerir uma frota com vários veículos não é uma tarefa simples. Fazer o melhor possível com o mínimo de recursos e de gastos é o cenário ideal para qualquer gestor de frotas. Uma vez que os custos relacionados com a frota estão cada vez mais sob escrutínio de quem tem responsabilidade de gestão, é fundamental utilizar ferramentas certas que ajudam nesta tarefa, nunca esquecendo a questão da segurança. Foi a pensar nisso que a Cartrack criou um conjunto de soluções, onde se inclui a criação e gestão de geofences.

Mas o que são, afinal as geofences? Trata-se de uma tecnologia utilizada em diversos setores, onde se incluem o Marketing e a Gestão de Frotas. É um serviço baseado em GPS que define limites geográficos virtuais, acionando uma ação quando se entra ou sai de uma determinada área, localização ou ponto de interesse definido. Dependendo do tipo de geofences que são configuradas, é possível enviar anúncios por SMS, ter acesso a dados de marketing baseados em localização ou monitorizar e analisar frotas de veículos.

É, precisamente, neste último ponto em que o sistema da Cartrack se baseia. Quando um veículo entra ou sai de uma zona selecionada, o gestor de frotas tem a opção de receber um SMS ou e-mail em forma de alerta. Desta forma, consegue analisar e recolher mais elementos para fazer uma gestão eficaz da sua frota. Estas soluções tecnológicas são possíveis graças aos serviços de telemática oferecidos pela Cartrack.

 

Como funcionam as geofences?

A utilização de geofences implica que os gestores de frota delimitem uma área onde pretendem que os seus veículos circulem. Isso é tão simples quanto desenhar círculos em torno de zonas, locais de trabalho ou áreas de clientes. Quando implementadas, estas geofences virtuais permitem acionar um conjunto de alertas.

No sistema da Cartrack, a configuração de um alerta de geofences é feito de forma muito simples, bastando entrar na plataforma e decidir quando é que pretende ser notificado, ou seja, se prefere ser avisado da entrada, da saída ou de ambas as ocasiões. Na fase seguinte, basta assinalar num mapa a zona de entrada e/ou zona de saída dos veículos, respetivamente. Para além dos alertas ‘normais’, também pode escolher ter ‘Master Geofences’ que lhe dão a opção de criar alertas transfronteiriços. Assim, caso um veículo ultrapasse 10 kms para lá da fronteira de Portugal, é gerado e enviado um alerta imediato.

Esta é uma tecnologia fundamental uma vez que permite que os gestores de frota escolham as rotas mais indicadas para controlar os custos e garantir a segurança de um veículo, caso este seja alvo de um roubo. Mas também pode ser uma ferramenta muito útil para garantir o aumento da produtividade e da eficiência, tendo em conta que consegue analisar e registar o tempo em que os veículos permanecem dentro de uma área definida.

 

Quais as vantagens da Geofences para os gestores de frota?

As geofences quando utilizadas da forma mais correta, podem oferecer uma variedade de benefícios para a eficiência, produtividade, poupança e segurança de uma frota de veículos. Isso é, certamente, o que os responsáveis pelas empresas e os gestores de frotas mais pretendem: uma frota de veículos eficaz e segura. Mas quais são exatamente as vantagens que esta tecnologia dá aos responsáveis pela gestão de frotas?

 

Maior Segurança
Comunicação mais eficaz
Níveis de produtividade mais elevados
Melhor qualidade de serviço

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

Garanta um bom comportamento dos condutores e melhore a gestão da sua frota com a Cartrack!

contactos-cartrack