Inspeção automóvel: Porque é que o meu carro chumbou?

Cartrack, Cartrack Portugal, Sempre em Controlo, inspeção, automóvel, segurança

Todos os anos, milhares de veículos rumam aos Centros de Inspeção e todos os anos muitos são aqueles que acabam por reprovar, com todos os inconvenientes que isso acarreta. Basicamente, estão em causa três tipos de problemas que podem ditar os chumbos nas inspeções automóveis periódicas: problemas relacionados com o funcionamento, com a segurança e com a identificação do veículo.

Porque é que os veículos chumbam nas inspeções?

De acordo com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes, ou IMTT, um veículo não passa na inspeção quando apresenta mais do que cinco deficiências do Tipo 1 ou uma ou mais deficiências do Tipo 2 ou 3 ou quando as deficiências apontadas não são corrigidas.

inspecao tipo 1 cartrack
Não afetam gravemente as condições de utilização do veículo ou condições de segurança.
inspecao tipo 2 cartrack
Afetam as condições de utilização, segurança ou identificação do veículo, tendo o proprietário 30 dias para resolver todos os problemas e apresentar o veículo no Centro de Inspeções para confirmar que está tudo em ordem ou apresentar o veículo no IMTT em caso de dúvidas sobre a identificação do proprietário do veículo ou do próprio veículo.
inspecao tipo 3 cartrack
Implicam a imobilização do veículo ou permitem apenas a deslocação até ao local da reparação e posterior regresso ao Centro de Inspeções para confirmação das reparações.

 

Quais são as falhas mais comuns?

Problemas com travões, direção, luzes e equipamento elétrico, suspensão e pneus, quadro, escape e ruído, entre outros, são as deficiências que mais vezes ditam o chumbo dos veículos nas inspeções periódicas. Entre as falhas mais comuns, destacam-se:

  • fugas de combustível
  • desalinhamento ou folgas na direção
  • mau funcionamento das luzes, refletores e interruptores
  • mau estado de conservação da bateria ou das fixações elétricas
  • deformação da matrícula
  • deformações das jantes
  • mau estado do pára-choques
  • mau funcionamento do manómetro
  • desgaste excessivo, danificação ou fugas de ar excessivas das válvulas de travagem
  • perda de óleo dos travões
  • ABS deficiente
  • má regulação ou deterioração de espelhos
  • inexistência do dístico GPL quando a viatura o exige
  • jantes diferentes no mesmo eixo
  • pneus com saliências inferiores a 1,6 mm de profundidade e com deformações nas paredes laterais

 

O que fazer antes da inspeção?

Existem várias verificações que o próprio proprietário do veículo pode fazer antes de ir à inspeção e que evitam problemas posteriores.

  • manutenção da carroçaria e dos interiores
  • perda de fluidos
  • existência do triângulo de pré-sinalização e do colete refletor
  • funcionamento correto do limpa para-brisas
  • existência de vidros partidos
  • funcionamento correto da sinalização luminosa, nomeadamente mudança de direção, perigo, travagem, marcha atrás, chapa de matrícula e luzes de nevoeiro
  • funcionamento correto das luzes de presença, médios e máximos
  • qualidade dos pneus, que devem apresentar um relevo de pelo menos 1,6 mm
  • funcionamento correto dos espelhos retrovisores, nomeadamente a superfície refletora, fixação e regulação
  • funcionamento correto dos cintos de segurança

 

O que é necessário quando se vai fazer a inspeção?

O processo de inspeção exige uma série de documentação e segue um conjunto de regras que têm de ser seguidas. É importante não esquecer, por isso, os seguintes pontos:

  • Para a inspeção, é necessário o documento único automóvel ou o livrete e o título de registo de propriedade, bem como a ficha da última inspeção realizada
  • No final da inspeção, o Centro de Inspeções deve entregar-lhe a ficha de inspeção com o resultado da mesma, devendo constar todas as falhas encontradas independentemente de o veículo ter sido aprovado ou reprovado
  • Caso o veículo não passe na inspeção, o proprietário tem 30 dias para reparar o veículo e regressar ao Centro de Inspeções para a reinspeção automóvel
  • Se o veículo voltar a chumbar na reinspeção, porque a correção das deficiências não foi feita atempadamente, o prazo para a resolução dos problemas passa a ser de 15 dias
  • A inspeção e reinspeção do veículo devem ser feitas no mesmo Centro de Inspeções.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack