5 jogos para fazer com as crianças nas viagens de carro

jogos viagens, viagens, criancas, cartrack

Viajar com crianças pode ser um desafio, sobretudo quando as viagens são mais longas. Para evitar birras, ajudar a passar o tempo mais rápido e aumentar a interação entre pais e filhos, sugerimos algumas brincadeiras para fazer durante as longas viagens de carro, sem interferir com a condução do motorista.

Algumas destas brincadeiras podem ser aproveitadas para outras viagens. Longas distâncias de comboio ou avião podem também precisar de uns jogos para ajudar a passar melhor o tempo.

 

era uma vez, jogos, viagens, criancas, cartrack

Era uma vez…

Este jogo consiste em criar uma história que começa com um “Era uma vez…” e à qual o primeiro jogador acrescenta uma parte, duas ou três palavras. Por exemplo: “Era uma vez um pássaro…”, consoante aquilo que veem durante a viagem, e depois passa ao próximo jogador que tem de repetir o que o anterior disse e acrescentar a sua parte da história. Perde o jogador que errar ou esquecer a ordem da narrativa.

Dica: pode ser engraçado gravar a história e ouvir mais tarde.

 

jogo cores, jogos, criancas, viagens, cartrack

Jogo das cores

No início da viagem todos os jogadores escolhem uma cor. Durante a viagem sempre que passar um carro com a cor escolhida por cada um, esse jogador ganha um ponto. Vence o jogo quem acabar a viagem com mais pontos.

 

quem é quem, jogos, criancas, viagens, cartrack

Quem é quem?

Os jogadores têm de pensar numa pessoa da família (tios, primos, avós) e dar pistas sobre como essa pessoa é. O objetivo é que se descubra quem é que está a ser retratado pelo jogador. Se quiser alargar o universo de opções, e dependendo da idade das crianças, pode acrescentar desenhos animados, celebridades, cantores, etc.

 

jogo matriculas, jogos, criancas, viagens, cartrack

Jogo das matrículas

Neste jogo é pedido aos participantes que construam palavras a partir de uma letra presente na matrícula de um carro. Estas palavras podem ser de várias categorias, mas se quiser aumentar o nível de dificuldade pode selecionar apenas uma categoria, por exemplo “animais”, ou então tentar criar palavras que incluam as duas letras da matrícula. A imaginação não tem limites!

Exemplo: Imaginemos que as letras presentes na matrícula são o C e o P, as palavras poderiam ser “Copo” ou “Porco”.

 

buzz, jogos, criancas, viagens, cartrack

Buzz

Porque não treinar a matemática durante uma viagem de carro de uma forma divertida? Neste jogo um jogador começa a contar a partir do número 1, o seguinte jogador diz o número que se segue, e por aí em diante. Mas, o difícil neste jogo é que a regra consiste em pular todos os múltiplos de 7 (ex: 14, 21,…) e também todos os números que terminem em 7, substituindo-os pela palavra “buzz”. Quem errar sai do jogo e ganha o jogador que se mantiver até ao fim.

Exemplo: 1, 2, 3, 4, 5, 6, Buzz, 8, 9 …