Localização GPS: Como é feita a monitorização de ativos?

Cartrack, Sempre em Controlo, Localização GPS, Monitorização Ativos

Com a tecnologia de localização GPS a avançar mais rápido do que as pessoas imaginam, estamos apenas a começar a perceber o valor que esta tecnologia pode trazer a uma variedade de negócios. Um dos usos frequentes é a aplicação na monitorização dos ativos físicos de uma empresa.

 

O que é a monitorização de ativos?

A monitorização de ativos físicos refere-se ao processo de rastreamento dos bens de uma empresa e a qualquer informação relacionada com os mesmos, tal como a localização, o estado de uma carga e a data em que será realizada a sua entrega.

 

Para que é usada a localização GPS na monitorização de ativos?

Tudo dependerá do tipo de negócio, mas a localização GPS poderá essencialmente ser usada para monitorizar quaisquer bens físicos do cliente, incluindo ferramentas, veículos ou equipamentos.

 

Porque existe a necessidade de monitorizar os bens de uma empresa?

Monitorizar uma grande quantidade de ativos de uma empresa pode acabar por ser, por vezes, uma grande dor de cabeça, especialmente porque é difícil acompanhar esses bens de forma consistente. O acompanhamento dos ativos por parte das empresas permite-lhes poupar tempo e dinheiro, à medida que as informações sobre o uso dos mesmos são passadas para os gestores. Este processo permite-lhes intervir ou fazer as mudanças adequadas quando é necessário. A monitorização dos dados relativos a este ativos fornece um suporte sólido à tomada de decisões que ajudarão a reduzir custos, aumentar a produtividade e evitar roubos.

 

Que tipo de empresas utilizam a monitorização de ativos físicos?

Existem numerosos setores que podem recorrer à monitorização de bens e, consequentemente, beneficiar desta tecnologia. Seguem-se alguns exemplos:

  •  Empresas de logística  monitorização de veículos e cargas;
  •  Empresas do setor da saúde  monitorização de equipamento médico;
  •  Empresas do setor da construção  monitorização de ferramentas utilizadas, em simultâneo, em vários locais de trabalho e armazéns;
  •  Empresas do setor da educação  monitorização com recurso à tecnologia de geofences para garantir a segurança do equipamento laboratorial.

 

Como é feita a monitorização dos ativos com recurso à localização GPS?

Embora existam numerosas formas de monitorizar os ativos, atualmente, muitas empresas estão a optar por tecnologias mais sofisticadas, tais como a identificação eletrónica e a tecnologia GPS. Existem inúmeras opções que permitem identificar bens, incluindo QR codes, NFC, códigos de barras, GPS e beacons. A marcação eletrónica, por sua vez, é utilizada para identificar bens e atuar como um elo de ligação entre os ativos físicos e as informações que constam na base de dados. As aplicações móveis permitem que as empresas consigam verificar e atualizar facilmente a informação dos bens em movimento.

Se estiver interessado em adquirir um serviço de monitorização de ativos físicos, não procure mais. Com os serviços de segurança da Cartrack assentes numa tecnologia de rastreamento GPS/GMS sem fios, poderá monitorizar o movimento de qualquer bem ativo da sua empresa.

 

Traduzido pela Webtexto para a Cartrack

Título original: How does asset tracking work?
Autor: Cartrack ZA

 

Garanta um bom comportamento dos condutores e melhore a gestão da sua frota com a Cartrack!

contactos-cartrack