Parque automóvel das empresas portuguesas cada vez mais envelhecido

Cartrack, Sempre Em Controlo, Parque automóvel, Gestão de Frotas, Empresas portuguesas, ACEA, Parque automóvel das empresas portuguesas

O parque automóvel das empresas portuguesas continua a aumentar e 2018 marcou o retorno a níveis de compra de novos veículos anterior à crise que atingiu o nosso país. Ainda assim, isso não significa necessariamente uma frota automóvel mais moderna. Uma das principais preocupações das empresas continua a ser o impacto que os custos das frotas têm no seu orçamento global. A decisão de adquirir e ou não novas viaturas e substituir as mais antigas passou, por isso, a ser feita de forma mais racional, levando as empresas portuguesas a terem veículos com uma idade média longe da registada na grande maioria dos países da União Europeia (UE).

Os veículos utilizados pelas empresas portuguesas têm, em média, mais de 13 anos de vida, isto quando olhamos para o universo dos veículos ligeiros e pesados de mercadorias retratados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). O estudo refere-se a 2018 e, para além de retratar o número e idade destes veículos, avalia também o tipo de combustível que mais utilizam.

 

Cartrack, Sempre Em Controlo, Parque automóvel, Gestão de Frotas, Empresas portuguesas, ACEA, Parque automóvel das empresas portuguesas

 

Uma frota envelhecida significam menos custos para as empresas?

As empresas portuguesas, tal como nos mostram os números da ACEA, têm tido algumas reservas na renovação da sua frota. As dificuldades económicas das empresas durante os anos de crise, a falta de crédito bancário e o fim dos incentivos ao abate de viaturas do Estado foram alguns dos motivos que levaram ao envelhecimento do parque automóvel das empresas portuguesas.

Ainda assim, perante as dificuldades económicas, uma frota mais envelhecida significa menos custos para as empresas? A resposta a esta pergunta deve ser dada por uma avaliação que cada empresa tem de fazer usando as melhores ferramentas que permitem monitorizar os gastos da frota. São estas ferramentas que ajudam os proprietários e os gestores de frota a tomarem as melhores decisões.

É isso mesmo que faz o MiFleet, o Software de Gestão de Frotas da Cartrack. Numa única plataforma dá aos proprietários e gestores de frotas as ferramentas ideais para controlar e analisar todos os gastos com as viaturas. Desta forma, os responsáveis pela gestão da frota conseguem obter uma leitura detalhada do funcionamento da frota e tomar decisões baseadas em factos reais.

 

Traduzido pela Webtexto para a Cartrack

 

Garanta um bom comportamento dos condutores e melhore a gestão da sua frota com a Cartrack!

contactos-cartrack