Portugal: Os melhores roteiros de viagem fora das autoestradas

Roteiros de viagem para fugir das autoestradas e aproveitar a natureza

Férias de verão são sinónimo de viagem, passeio e aventura. É tempo de deixar para trás o bulício diário das cidades e rumar ao campo ou à praia, em busca de dias de sol e tranquilidade. Por estes dias, as autoestradas do país enchem-se de carros, com as famílias em trânsito para o destino de férias. Por isso, a Cartrack propõe-lhe alguns roteiros de viagem diferentes para quem não tem pressa de chegar ao seu destino e pretende um passeio agradável. 

 

Aqui ficam seis roteiros de viagem, de norte a sul de Portugal, por estradas nacionais onde não se paga portagens e que o levam aos melhores sítios para parar, descansar, apreciar a gastronomia local ou dar um mergulho.

 

Roteiros de viagem pelo Norte – Entre as praias do Minho e as Paisagens do Douro

 

Ponte de Lima- Melgaço – 116 km

 

Roteiro Ponte de Lima - Melgaço

 

A partida faz-se numa das mais bonitas vilas do Minho. Ponte de Lima convida a passeios a pé pelo casario à beira rio, com visita obrigatória à ponte romana que dá o nome à terra. A viagem segue depois rio abaixo até Viana do Castelo, capital do distrito mais a norte de Portugal. Na terra da filigrana, recomenda-se a subida ao Santuário de Santa Luzia, com uma vista deslumbrante que estende até ao mar. O passeio continua para norte, ao longo da costa, passando pelas praias de Vila Praia de Âncora, Moledo e Caminha. Chegados ao Rio Minho, sugerimos a estrada que leva a Valença, belíssima vila fortificada junto à fronteira espanhola com Tui e depois Monção e Melgaço, terras famosas pelo incomparável vinho verde.

 

Mesão Frio – Foz Côa – 95 km

Roteiro Mesão Frio – Foz Côa

 

Por que não começar a viagem com um mergulho? O cenário é a praia fluvial do Rio Teixeira, em Mesão Frio, concelho onde começa a região demarcada do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial em 2001. Seguimos depois para Peso da Régua, o emblemático entreposto comercial do Vinho do Porto onde a paragem vale bem a pena. Dali sai a EN 222, estrada para se fazer devagar, com tempo para encostar o carro e apreciar as paisagens deslumbrantes que surgem a cada curva do rio. Um das melhores vistas sobre o Douro e as montanhas circundantes é a do Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira. Para concluir, sugerimos a visita a Vila Nova de Foz Côa, onde o vale das gravuras e o Museu do Côa são também parte de um conjunto classificado como Património Mundial.

 

Roteiros de viagem pelo Centro – Da praia fluvial à montanha

 

Castanheira de Pêra – Piódão – 104 km

 

Roteiro Castanheira de Pêra – Piódão

A viagem começa em Castanheira de Pêra, onde a piscina de ondas artificiais da Praia das Rocas é um dos maiores pontos de atração durante as férias de verão. O percurso segue depois para norte, entrando no distrito de Coimbra para acompanhar a rota das Aldeias do Xisto. Uma sugestão de paragem é o Talasnal, na serra da Lousã, que vale bem a pena o desvio da estrada de alcatrão para tomar caminhos de terra batida, serra acima. Seguindo, depois, em direção a Góis, há muitas praias fluviais para escolher. Senhora da Piedade, Canveias ou Pego Escuro, são exemplos de zonas balneares com Bandeira Azul, que convidam a umas braçadas. Perto de Arganil, a cascata de Fraga da Pena também merece uma visita. Estamos já na Serra do Açor, onde a natureza praticamente intacta é propícia a caminhadas. Para finalizar, a aldeia do Piódão é o grande cartão de visita das Aldeias do Xisto.

 

Coimbra – Covilhã – 177 km

 

Roteiro Coimbra – Covilhã

Não faltam motivos para passar um dia em cheio na cidade dos Estudantes. Coimbra alia património histórico, cultural e excelente gastronomia, além da possibilidade de fazer atividades náuticas no Mondego. O percurso que sugerimos parte de Coimbra para o interior, acompanhando o rio. Sugere-se uma paragem para banhos na barragem da Aguieira. Já no concelho de Oliveira do Hospital, a Aldeia das Dez, integrada na rede das Aldeias do Xisto, é visita recomendada. A rota leva-nos a entrar na Serra da Estrela por Seia, terra famosa pelo queijo. Sobe-se para as Penhas Douradas, onde aconselhamos a praia fluvial do Vale do Rossim. Manteigas, conhecida pelos viveiros de trutas, é sugestão de paragem para almoço ou jantar. A subida pelo Vale Glaciar de Manteigas leva-nos aos lugares mais altos da serra. Aproveite para ir à Torre, o ponto mais alto de Portugal, e desça depois para a Covilhã, aproveitando as vistas magníficas da EN339.

 

Roteiros de viagem pelo Sul – A caminho da costa Algarvia pela costa e pelo interior

 

Alcácer do Sal – Vila do Bispo – 194 km

 

Roteiro Alcácer do Sal – Vila do Bispo

Na época em que grande parte dos portugueses ruma ao Algarve em busca de sol e praia, sugerimos que as rotas de viagem se faça longe da A2. Para quem vai para o Barlavento, as estradas nacionais que acompanham a costa são uma agradável alternativa. Partindo de Alcácer do Sal, a cidade à beira Sado, seguimos em direção a Santiago do Cacém, onde encontra a Reserva Natural das Lagoas de Santo André. Abaixo de Sines começa o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, marcado por praias rochosas de grande beleza. Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar e, já no Algarve, Odeceixe, Carrapateira ou Arrifana são alguns dos melhores exemplos. O percurso termina em Vila do Bispo, localidade histórica do Algarve, onde encontra mais praias de grande beleza, como a Cordoama ou o Amado.

 

Castro Verde – Vila Real de Santo António – 106 km

 

Roteiro Castro Verde - Vila Real de Santo António

Quem busca os longos areais do Sotavento, tem a alternativa de fazer a viagem pelo interior. Sugerimos o percurso que parte de Castro Verde, uma bonita vila alentejana onde encontra a excelência da gastronomia regional. A rota leva-nos para o Interior, na direção de Mértola. Antes, sugere-se um desvio para ver as cascatas do Pulo do Lobo, onde o Guadiana ganha outra vida. A vila de Mértola merece uma paragem prolongada. É um dos locais de Portugal que melhor preserva o legado da presença árabe na Península Ibérica e o espólio arqueológico e arquitetónico deixado pelos Mouros impressiona. Continuamos para sul pelas curvas da serra, até entrarmos no Algarve, por Alcoutim, tranquila vila banhada pelo Guadiana. Mais à frente, o forte e o castelo de Castro Marim lembram outras eras. A viagem termina em Vila Real de Santo António, cidade Pombalina delineada à régua e esquadro, mandada construir após o terramoto que devastou Lisboa e o Algarve, em 1775.

 

Não se esqueça de viajar em segurança com a Cartrack, sabendo que o seu carro está ligado em permanência a uma central de apoio permanente. Conte com o apoio de uma equipa experiente para resolver qualquer incidente durante os seus roteiros de viagem.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

A Cartrack possui um sistema que alerta para a possibilidade de ocorrência de acidentes.

contactos-cartrack