Técnicas de condução defensiva

tecnicas, condução defensiva, estrada, acidentes, condutores, velocidade, cartrack, cartrack portugal, sempre em controlo

As habilidades de condução ajudam os condutores, mas não são garantia de segurança quando há perigos na estrada. Estes existem sempre e, por vezes, é irrelevante se mantém o limite de velocidade e se segue todas as regras de condução. Claro que isso é importante, mas se outra pessoa estiver a conduzir de forma imprudente, existe uma elevada probabilidade de se envolver num acidente. A melhor maneira de evitar um acidente é adotar a chamada técnica de “condução defensiva”.

Este conceito refere-se à adoção de um conjunto de habilidades de condução que ajudam os condutores a protegerem-se de possíveis acidentes que podem ser causados por uma condução incorreta, por condução sob o efeito de álcool ou por condições climatéricas adversas.

Reunimos, então, algumas técnicas de condução defensiva que deve adotar para garantir a sua segurança enquanto conduz:

  • Espere o inesperado: deve sempre assumir que as coisas podem correr mal quando está a conduzir. Como tal, nunca esteja muito relaxado e esteja sempre atento às surpresas inesperadas que podem surgir no seu caminho.
  • Mantenha uma velocidade constante: conduzir dentro dos limites de velocidade dá-lhe mais tempo para reagir e evitar acidentes.
  • Recolha precisa dos dados: os dados recolhidos são precisos e exatos, ao contrário do que acontecia com as informações recolhidas pelos tacógrafos analógicos, que eram muito suscetíveis a erros.
  • Antecipe as ações dos outros condutores: um aspeto importante da condução defensiva é estar ciente das ações de outros condutores. Ao antecipar aquilo que eles podem fazer, conseguirá agir atempadamente e evitar um acidente.
  • Respeite os outros motoristas: tente não ser impaciente com outros condutores e evite situações de fúria ao volante; se for muito agressivo, poderá ter maior propensão para acidentes.
  • Evite distrações e fique atento: é evidente que ser um bom “condutor defensivo” também faz parte das habilidades de condução. Sendo assim, certifique-se de que não se deixa distrair na estrada pelo telemóvel, pelo rádio ou pela consola de bordo.
  • Conduza lentamente quando está mau tempo: quando as condições da estrada são afetadas pelo mau tempo, é essencial que tenha cuidado e conduza com mais cautela do que o habitual. Evite acelerar demasiado quando está chuva ou muito vento e esteja atento a percalços que possam acontecer aos outros condutores.
  • Não faça suposições sobre as intenções dos outros condutores: muitas vezes, os acidentes acontecem quando assumimos que outros condutores vão ter um determinado comportamento. Podemos estar preparados para algumas possibilidades, mas nunca devemos assumir um comportamento específico. A decisão acertada é reagir ao que os outros fazem enquanto conduzem.

 

Em última análise, havendo certas circunstâncias que estão fora do seu controlo, com estas regras garante que tem os meios à sua disposição para evitar acidentes. Mantenha-se seguro na estrada e viagens felizes!

 

Traduzido pela Webtexto para a Cartrack

Título original: Defensive Driving Techniques

Autor: Cartrack ZA

 

Aumente a sua segurança na estrada com a Cartrack!