A história dos sistemas de tecnologia GPS

Cartrack, Sempre em Controlo, Tecnologia GPS, Localizador GPS, Segurança, Gestão de Frotas

A tecnologia tracking baseada nos sistemas de posicionamento global (GPS) evoluiu de forma gradual e, atualmente, já faz parte das nossas vidas. O localizador GPS, em particular, tornou-se fundamental na recuperação de veículos roubados, bem como numa gestão de frotas eficaz. Tendo em conta a importância que a tecnologia GPS conquistou nas nossas vidas, é interessante fazer uma viagem até ao passado para perceber a história desta tecnologia.

 

As origens do localizador GPS

A tecnologia de localização GPS foi originalmente projetada para fins militares no auge da Guerra Fria entre os EUA e a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), na década de 60. O precursor do GPS apareceu durante a “Era Sputnik”, quando os cientistas desenvolveram a capacidade de calcular a posição de um satélite a partir das mudanças registadas na emissão do seu sinal de rádio – o conhecido “Efeito Doppler”.

Posteriormente, a Marinha dos EUA fez experiências de navegação por satélite, em meados da década de 60, com o intuito de localizar os submarinos americanos que transportavam mísseis nucleares. Com seis satélites em órbita, foi possível identificar a localização dos submarinos em poucos minutos. Depois disso, o projeto GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA, em 1973, no âmbito dos esforços empreendidos pelo país para superar as limitações dos antigos sistemas de navegação.

Em 1978, o Departamento de Defesa lançou, então, o seu primeiro sistema de navegação com tempo e sistema de posicionamento de distância (NAVSTAR). Contudo, só em 1993 é que este sistema, com 24 satélites, ficou totalmente operacional.

 

GPS na era moderna

Ainda que nos primeiros tempos o GPS tenha sido usado sobretudo para fins militares, o então presidente Bill Clinton reconheceu, em 1996, que esta tecnologia poderia ter aplicações úteis para os civis. Desta forma, emitiu uma diretriz política em que se declarava o GPS como um sistema de uso duplo, criando uma agência do governo federal (Interagency GPS Executive Board) que o viria a gerir como um ativo nacional. Desde então, a sua aplicação na vida dos consumidores tem-se revelado omnipresente. Atualmente, é quase impossível imaginar um mundo sem tecnologia GPS.

O GPS é utilizado numa grande variedade de setores e indústrias, mas as suas funcionalidades podem, geralmente, ser categorizadas em quatro domínios:

  • Localização: determinar a posição de uma pessoa ou objeto;
  • Navegação: obter indicações para chegar de um local a outro;
  • Rastreamento: monitorizar um objeto ou uma pessoa em movimento;
  • Mapeamento: criar mapas baseados na localização.

No que diz respeito aos exemplos da vida real, o GPS é amplamente utilizado em aplicações móveis, como o Google Maps, em dispositivos instalados em carros ou para fins de segurança. Na verdade, todos os nossos smartphones estão equipados com tecnologia GPS, o que significa que a nossa localização e movimento podem ser constantemente rastreados.

 

Como é que a Cartrack oferece valor através da tecnologia GPS

A Cartrack, líder mundial em tecnologia de tracking aplicada às áreas da segurança automóvel e da gestão de frotas, conta sempre com a tecnologia de localização GPS de última geração. Os avanços tecnológicos, nomeadamente na área da telemática, com recurso aos sistemas de satélite – GPS, GPRS e Rádio Frequência -, permitem localizar em tempo real qualquer viatura com absoluta precisão.

Seja para frotas de empresas ou para clientes particulares, a tecnologia GPS ajuda a localizar qualquer viatura, mas também a evitar os roubos ou furtos. Tudo isto graças aos serviços de telemática da Cartrack.

 

Título original: The history of GPS tracking

Autor: Cartrack ZA

 

Traduzido e adaptado pela Webtexto para a Cartrack.

 

Se ainda não conhece os nossos serviços, fale connosco e peça mais informações!

contactos-cartrack