Venda de automóveis cresce 2,6% em 2018

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A venda de automóveis continua em crescimento e 2018 marca o retorno a valores que só se encontram antes de 2011, altura da crise económica que atingiu Portugal. As dificuldades económicas, a falta de crédito bancário e o fim dos incentivos ao abate de viaturas do Estado para a compra de novos veículos foram os motivos que levaram a que 2012 fosse o ano em que menos automóveis foram vendidos em Portugal, nos últimos 10 anos, abaixo dos 114 mil veículos.

Contas feitas, o ano de 2018 fechou com 273 239 viaturas vendidas, mais 6 854 veículos do que em 2017.  Os automóveis ligeiros contribuíram em larga medida para estes números, representando mais de 80% do número total de novos veículos.

 

Renault mantém-se destacada na liderança dos automóveis ligeiros

Os automóveis ligeiros têm um grande peso nas vendas totais de veículos e existe uma marca que se continua a destacar-se no mercado português: a Renault. A marca francesa continua a liderar os veículos mais vendidos na tabela dos automóveis ligeiros – onde se incluem ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias.

A Renault ocupa o primeiro lugar tendo vendido 39 616 viaturas ao longo do ano de 2018, o que permitiu aumentar a sua quota de mercado de 14,50% para 14,80%. Em segundo lugar, segue-se a também francesa Peugeot, pertencente ao Grupo PSA, com 29 662 veículos comercializados, mais 2112 veículos do que no ano anterior.

O terceiro lugar do pódio é ocupado pela Mercedes-Benz. Embora tenha subido uma posição relativamente ao ano anterior, a marca alemã registou uma queda de 0,7% nas suas vendas. Logo atrás, na quarta posição aparece a Nissan, ultrapassando a BMW no quarto lugar, que perdeu 5% em vendas e se viu ainda ultrapassada pela italiana Fiat.

Pela negativa destaca-se a Volkswagen. A marca de origem alemã perdeu 25,1% em vendas, relativamente ao ano de 2017, passando da terceira para a nona posição. Uma queda considerável do Grupo Volkswagen, detentora da maior unidade de produção automóvel em Portugal, que passa de 18 263 unidades em 2017 para 13 681 viaturas comercializadas em 2018.

 

Mercedes-Benz ultrapassa Scania nos veículos pesados

No mercado dos pesados, a Mercedes-Benz terminou o ano com a maior quota de mercado, tendo em conta os números globais. Já se olharmos aos números específicos de pesados de mercadorias e de pesados de passageiros, em nenhum dos casos a marca alemã lidera a quota de mercado. No primeiro caso, vence a Scania e, no segundo caso, é a MAN.

Olhando para o número de unidades vendidas no global para o mercado de pesados, a Mercedes-Benz garantiu o primeiro lugar ultrapassando a marca sueca Scania, vendendo 983 unidades, mais 20,2% do que em 2017. Em segundo lugar, surge então a Scania, que comercializou mais 93 viaturas relativamente ao ano anterior, insuficiente para manter a primeira posição. Na última posição do pódio encontra-se a MAN. A empresa do grupo Volkswagen vendeu 762 veículos durante o ano de 2018, mais 44 do que no ano anterior.

O destaque negativo nos veículos pesados vai para a IVECO. A marca italiana perdeu 36,4% em vendas e passou da terceira para a sétima posição. Uma queda considerável neste segmento específico, onde acabou também por ser ultrapassada pela Renault, pela DAF e pela Volvo.

 

Fonte: Associação Automóvel de Portugal (ACAP)

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

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