Web Summit: Como é que os carros autónomos podem mudar a nossa mobilidade?

Cartrack, Cartrack Portugal, Sempre em Controlo, Web Summit, Carros autónomos, Indústria automóvel, Mobilidade

A indústria automóvel e os carros autónomos mereceram grande destaque durante a edição deste ano do Web Summit. Estes automóveis começam a tornar-se cada vez mais uma realidade e já ninguém tem dúvidas de que irão surgir no mercado. Quando questionados sobre se estes automóveis se tornarão numa tendência mundial, os especialistas presentes no evento indicaram que dificilmente será possível aplicar esta tecnologia em todo o mundo. No entanto, é inequívoco e ‘inevitável’ o seu surgimento. Mas a pergunta que todos procuram responder é como é que os carros autónomos podem mudar a nossa mobilidade e podem ajudar as cidades a ter menos congestionamento.

A questão dos carros autónomos suscitou muito interesse, mas houve outros temas no Web Summit sobre a indústria automóvel que merecem um olhar atento. Aqui deixamos alguns vídeos que merecem ser vistos ou revistos.

 

 

Is the auto industry at a crossroads?

Oradores: Carsten Breitfeld [Chairman, CEO & Co-Founder, BYTON], Martin Hofmann [Group CIO, Volkswagen] e Marek Reichman [Chief Creative Officer & Executive Vice President, Aston Martin Lagonda]

Nesta sessão, estiveram presentes três oradores conceituados que falaram sobre as transformações que a indústria automóvel tem sofrido nos últimos anos e qual será o próximo desafio deste setor.

A ascensão dos carros autónomos começou, desde logo, a ter um foco especial nesta conversa. A pergunta que surgiu imediatamente foi se estávamos prontos para os carros autónomos surgirem no mercado. Nesta discussão, Marek Reichman da Aston Martin refere que a automatização é inevitável, porém só acontecerá totalmente quando tivermos sistemas que suportem essa autonomia. Outro fator mencionado pelo orador foi a importância da componente legislativa.

Para Carsten Breitfeld, CEO da BYTON, esta tecnologia acabará por ser impulsionada pela própria sociedade pelas suas mais valias. No entanto, este orador refere que nunca será uma tecnologia para impor em todo o mundo, porque não existem condições para isso acontecer. Portanto, na sua opinião, esta tecnologia poderá começar já a ser testada em 2021 na China.

 

 

Getting smart cities ready for tomorrow’s transport

Oradores: Paola Mayor [Deputy Mayor for Innovation and Smart City, Turin, Italy] e Bernd Heinrichs [Chief Digital Officer, Smart Mobility Solutions, Robert Bosch GmbH]

Como podemos utilizar a tecnologia para resolver os problemas de transporte atuais e futuros? Como é que as sociedades inteligentes nos podem ajudar de forma eficiente para evitar os problemas de tráfego e de estacionamento? Estas foram duas das perguntas fundamentais respondidas por Paola Mayor, representante da cidade de Torino, e Bernd Heinrichs, Chief Digital Officer da Robert Bosch.

Num primeiro momento, Paola Mayor apresentou o projeto Torino City Lab e explicou como a cidade de Torino se preparou para atrair as organizações que querem testar os seus sistemas inovadores. Positivamente, caso as inovações causem um impacto social positivo, a cidade pode transpor essa ideia para o âmbito nacional e internacional. Por outro lado, Bernd Heinrichs está mais do lado da indústria privada e procurou explicar como é que a Robert Bosch está ligada aos serviços de mobilidade. Este orador explicou que a Bosch criou uma unidade específica para estes serviços, porque acredita fortemente no futuro da mobilidade partilhada em carros autónomos, elétricos e intermodais.

 

 

Don’t look now: What cars will mean to us 20 years down the road

Oradores: Olaf Sakkers [Partner, Maniv Mobility] e Tim Smith [Global Auto & Mobility Director, Ustwo]

Este painel tem o objetivo de discutir onde é que os carros autónomos se podem encaixar nas nossas vidas num futuro próximo ou mais distante. Será que eles se vão tornar centros de entretenimento ou serão apenas um mecanismo para irmos de um lado para o outro? Quais são as surpresas que estes carros nos podem trazer? Estas são perguntas que os oradores vão procurar responder ao longo da exposição dos seus argumentos.

Para estes oradores, a indústria automóvel ainda consegue surpreender. Hoje em dia, temos um sistema em há o transporte de mercadorias, temos empresas como a UPS para tratar do sistema de entregas e, na mesma zona onde circula a empresa de entregas, está a Uber a transportar pessoas. A verdade é que num mundo autónomo podemos acabar com isso, aquilo que poderá acontecer é uma combinação dos dois sistemas e transportar mercadorias e pessoas ao mesmo tempo. Outro dos assuntos discutidos foi se os veículos autónomos conseguirão ou não aliviar o congestionamento nas estradas.

 

 

Backseat driving & forward momentum: BYTON redefines mobiliiity experiences

Orador: Carsten Breitfeld [Chairman, CEO & Co-Founder, BYTON]

Esta palestra abordou também a condução autónoma. Nesta sessão,  o orador Carsten Breitfeld explica como é que a pouco conhecida BYTON pretende redefinir a experiência de mobilidade.

Procurando diferenciar-se da indústria automóvel tradicional, a BYTON não é produtora de carros elétricos, nem havia razão para criar uma nova empresa para desenvolver e produzir carros elétricos quando todas as empresas tradicionais já o fazem. Carsten Breitfeld explicou que a empresa está a utilizar as novas tecnologias para criar um novo sistema de interface e de inteligência artificial para a condução autónoma e que isso não vai mudar só o produto, mas muda também o modelo de negócios. Isso acontece porque passamos a ter um dispositivo inteligente sobre rodas e as empresas podem utilizá-lo para fazer dinheiro além da venda do carro. Pode-se utilizar este modelo para vender dados digitais e tornar-se um fornecedor de mobilidade.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

Líder em tecnologia de tracking, a Cartrack oferece serviços nas áreas de localização e recuperação automóvel e gestão de frotas.

contactos-cartrack