Os carros mais vendidos em Portugal em 2019

Cartrack, Sempre em Controlo, Carros mais vendidos em Portugal em 2019, venda de automóveis, ACAP, Renault, Scania, veículos ligeiros, veículos pesados

O mercado automóvel em Portugal recuou cerca de 2% em 2019, apresentando, pela primeira vez desde 2013, um decréscimo no número de carros vendidos. Entre janeiro e dezembro do ano anterior, os portugueses adquiriram um total de 267.828 veículos, menos 5.424 do que em 2018, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Os automóveis ligeiros de passageiros contribuíram em larga medida para estes números, representando mais de 83% do número total de novos veículos. Na lista de carros mais vendidos em Portugal em 2019, a Renault ocupa, como já é habitual, a pole position no mercado de veículos ligeiros, enquanto a Scania destronou a Mercedes-Benz e subiu ao lugar dianteiro nas viaturas pesadas.

 

Renault mantém liderança no mercado de veículos ligeiros

A totalidade dos veículos ligeiros, nos quais se incluem passageiros e mercadorias, representa 262.253 das 267.828 viaturas vendidas durante o ano de 2019. Ainda assim, a venda de carros ligeiros recuou 2%, seguindo a tendência do valor global que compõe o mercado automóvel. No entanto, este segmento continua a destacar-se e existe uma marca que se sobrepõe a todas as outras: a Renault. 

A marca francesa continua a liderar o ranking dos carros mais vendidos em Portugal em 2019 no total de veículos ligeiros, tendo vendido 37.007 unidades em 2019, menos 6,6% em relação ao ano anterior. Desta forma, ainda que se mantenha a marca com maior quota de mercado, registou uma queda de 0,69% em relação a 2018. Em segundo lugar, na lista de carros mais vendidos em Portugal em 2019, aparece a Peugeot. Neste período, a empresa do grupo PSA vendeu 31.043 veículos ligeiros, um crescimento de 4,7% em relação ao período homólogo.

O terceiro posto do pódio é ocupado pela Citroën. Tal como a Renault e a Peugeot, a fabricante francesa manteve-se nos primeiros lugares, vendendo mais 58 viaturas em relação a 2018, o que equivale a um crescimento de 0,3%. Na quarta posição, aparece a Fiat, ultrapassando a Mercedes-Benz, depois de registar um crescimento de 7,3%. A marca alemã detida pelo Grupo Daimler caiu para a quinta posição dos carros mais vendidos em Portugal em 2019, após vender 18.252 novos veículos ligeiros.

Pela negativa, destacam-se a Nissan, a Opel e a Volkswagen. Neste retrato, a Nissan apresenta-se como a marca que sofreu uma das maiores quedas na venda de veículos ligeiros em Portugal, depois de ter comercializado menos 4.736 carros em relação ao ano anterior. No que diz respeito à Opel, fabricante detido pela PSA, o cenário é negativo, com uma queda de 14% na venda de viaturas. Quanto à Volkswagen, o segundo maior fabricante de carros do mundo, parece continuar a ressentir-se do efeito do escândalo de emissões de poluentes. Depois de ter registado uma redução das vendas de 25,1% em 2018, o ano de 2019 voltou a não ser positivo e a diminuir as vendas (-15,9%), continuando a perder quota de mercado em Portugal.

 

As 10 marcas de veículos ligeiros mais vendidas em Portugal

 

Scania ultrapassa Mercedes-Benz e lidera mercado de pesados em Portugal

No mercado de pesados, existiu um recuo de 1,2% nas unidades vendidas durante 2019. Para isso, contribuiu a redução de 3,1% no número de vendas de veículos pesados de mercadorias comercializados. Quanto ao segmento dos pesados de passageiros, o mercado cresceu e vendeu mais 17,8% do que no ano anterior.

Olhando para os números de unidades vendidas no global para o mercado de pesados, a marca sueca Scania recuperou a pole position perdida no ano anterior para a Mercedes-Benz e terminou 2019 com a maior quota de mercado (19,41% ), vendendo 1.082 veículos, mais 136 do que em 2018. Para estes números, foi essencial, sobretudo, o desempenho conseguido no segmento dos pesados de mercadorias, no qual a Scania vendeu 1.038 dos 1.082 veículos no total do mercado de pesados.

Em segundo lugar, surge a MAN, que, apesar de liderar as vendas no mercado de pesados de passageiros, ficou aquém dos resultados globais que juntam os dois segmentos. No total do mercado de pesados, a MAN vendeu 797 veículos, mais 4,6% do que em 2018. Na última posição do pódio, surge a DAF, marca que estava na quinta posição no ano anterior. Esta marca holandesa, cuja principal atividade é a construção de camiões, vendeu 795 veículos durante o ano de 2019, mais 120 do que no período homólogo.

O destaque negativo nos veículos pesados vai para a Mercedes-Benz e a Renault. A marca alemã liderava a lista de carros mais vendidos em Portugal em 2019 no segmento de pesados, mas perdeu 21,8% em vendas e passou da primeira para a quarta posição. Já a marca francesa teve uma queda de 23,5% na comercialização de veículos pesados, perdendo quota de mercado.

 

As 10 marcas de veículos pesados mais vendidas em Portugal

 

 

O retrato das marcas mais vendidas no segmento dos veículos pesados não revela grandes surpresas, com a Scania e a MAN a manterem-se como as grandes eleitas. Já quanto ao mercado dos veículos ligeiros, embora a Renault, a Peugeot e a Citroën continuem no topo das preferências dos portugueses, começa a perspetivar-se algumas mudanças, nomeadamente na energia escolhida. Essa alteração faz-se notar através da Tesla, fabricante de veículos de energia elétrica, que aparece, pela primeira vez, nas estatísticas da ACAP. Durante o ano de 2019, a marca americana vendeu 1.979 unidades, ultrapassando nomes fortes na mobilidade automóvel, como a Honda, a Skoda e a Jeep.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

Seja qual for a marca escolhida, mantenha o seu carro sempre seguro com a Cartrack.

contactos-cartrack