Controlo e Monitorização na Gestão de Frotas

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No plano de implementação de ações de melhoria no terreno operacional destacam-se ações desenvolvidas pelo órgão de gestão (essencialmente ao nível do departamento) e do utilizador.

Nomeadamente quanto à gestão:

  • Política de renovação (prazos, kms, ciclo de vida, trocas internas),
  • Racionalização de visitas a clientes/fornecedores associado a objetivos de ações,
  • Reports de uso com caráter mensal ao utilizador (desempenhos e custos de cada viatura/utilizador),
  • Report crítico quanto a desvios e incidências (consumos, manutenção, sinistralidade),
  • Objetivos setoriais e individuais da atividade (negócio, suporte ou gestão) com implicações na continuidade da frota/viatura,
  • Campanhas específicas de condução defensiva e condução económica,
  • Implementação de uma carta do utilizador com impacto em prémios (dias de férias adicionais, outros).

Apresentamos um quadro que relaciona estas medidas e o seu impacto na gestão.

Que completamos com análise de grau de dificuldade de implementação de medidas, tipo de dificuldades e sugestões de respostas (para alguns casos como exemplo).
Este mesmo quadro é reproduzido para as ações de melhoria com impacto orçamental e sem efeitos no desempenho na vertente de negócio na esfera do utilizador.

 

A ação do utilizador é igualmente determinante no sucesso em algumas das medidas de decisão da Gestão no que diz respeito à melhoria da eficiência da Gestão da Frota.

O próximo artigo será dedicado à Carta do Utilizador, processo e procedimentos, onde algumas destas medidas são definidas, justificadas e onde é evidenciada a sua articulação com objetivos que geram respostas que contribuem para a mudança qualitativa e competitiva do negócio.

 

Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia

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José Henriques 

Consultor e formador de Gestão de Operações e Logística – CEO da Magnum Cap