Cuidados a ter ao viajar com crianças no carro

cartrack, cartrack portugal, sempre em controlo, viajar com crianças, viajar, crianças, cuidados, carro

Fazer grandes viagens de carro é, por si só, um desafio. Porém, viajar com crianças é um desafio ainda maior, que requer algumas preocupações especiais para que crianças e adultos possam viajar confortavelmente. Por isso mesmo, a Cartrack preparou um guia com dicas úteis para aplicar sempre que viajar com crianças.

 

cadeira, viajar com crianças, viajar, crianças, cuidados, carro

Planeamento da viagem

Preparar a viagem antes de partir é meio caminho andado para que tudo corra bem, isto porque toda a prevenção é pouca quando falamos em viajar com crianças. Nesse sentido, é prioritário verificar se o carro respeita as regras que o Código da Estrada obriga, no que diz respeito ao transporte de crianças. Não se esqueça que as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 135 cm de altura têm de ser transportadas por sistemas de retenção adaptados ao seu tamanho e peso. Além disso, o itinerário deve ser bem planeado com antecedência, marcando os lugares a visitar e quantos dias pretende ficar em cada local. Nunca se esqueça de levar consigo um kit de medicamentos e primeiros socorros, para eventuais enjoos ou pequenos ferimentos. Caso a sua viagem implique deslocações para países da União Europeia, deve solicitar antecipadamente na Segurança Social o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) para cada um dos viajantes. Este cartão irá facilitar o acesso aos hospitais locais, em caso de algum acidente ou doença durante a viagem.

Horário mais adequado

Escolher a hora mais adequada para fazer uma viagem de carro é um assunto sempre delicado. Se não tivermos em atenção qual a hora mais adequada, a viagem pode tornar-se um pesadelo para todos. É, pois, importante procurar viajar num horário adequado para evitar trânsito ou, nos meses de verão, as altas temperaturas. O recomendável para viajar com tranquilidade e menos stress é optar por iniciar a sua viagem perto do horário de dormir das crianças, isto é, viajar durante a noite ou nas horas de menor calor. No entanto, procure descansar bem antes de iniciar a viagem para que não deixe que o sono interfira na sua condução.

Pausas frequentes

Efetuar paragens estratégicas é fundamental, principalmente numa viagem feita de carro. Estes são momentos importantes para os adultos relaxarem da tensão e descansarem, mas também é ótimo para as crianças esticarem as pernas e descarregarem a energia que foi acumulada durante as horas de viagem. Como tal, é sempre recomendável efetuarem paragens de duas em duas horas. Todavia, existe sempre a possibilidade de as crianças terem uma emergência e precisarem de ir à casa de banho após pouco tempo de viagem, pelo que deve sempre estar preparado para cumprir mais paragens do que as previstas para chegar ao seu destino.

Prioridade ao conforto

O conforto das crianças também deve ser uma prioridade na hora de viajar. Dessa forma, deve vestir-lhes roupas confortáveis que façam com que se sintam bem. Para além disso, as cortinas para proteger as crianças do sol são indispensáveis e, em alternativa, tem sempre a possibilidade de prender uma fralda de pano na janela do carro. Existem sempre outros pormenores que, não sendo prioritários, podem tornar a viagem mais cómoda, como almofadas ou encostos para a cabeça.

Bens essenciais

Água fresca, de preferência dentro de uma bolsa térmica com gelo, e alguma comida, são imprescindíveis no momento de viajar com crianças. No entanto, deve evitar dar comida a crianças menores de 3 anos dentro do carro, já que isso poderá provocar enjoos ou que se engasgue com o movimento do carro. Para as crianças mais crescidas, é recomendável levar alguns snacks que não sujem muito o carro e alimentem até à próxima paragem.  Outros recursos essenciais para a viagem são: sacos plásticos para guardar restos de comida e algum lixo, que possa acumular, e lenços de papel ou toalhitas para alguma emergência. 

Filmes e brincadeiras

As viagens de carro podem tornar-se muito stressantes e aborrecidas para as crianças quando passam muito tempo sentadas e quase sem qualquer tipo de movimento. Como tal, procurar uma distração que as mantenha ocupadas é crucial. O ideal será levar sempre alguns brinquedos preferidos das crianças, já que podem ser importantes em alturas de mudança de rotina. Um tablet ou DVD player portátil também são úteis, para que as crianças possam assistir aos seus filmes ou desenhos animados preferidos. Outra das distrações que podem ajudar o tempo a passar mais rápido são os jogos e algumas brincadeiras que se podem ir fazendo durante a viagem.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack