A definição da frota carece de uma resposta prévia que defina de forma clara qual o serviço a disponibilizar ao cliente/clientes e em que medida a sua existência contribuirá para a eficiência deste serviço, para a satisfação do cliente e para o sucesso da empresa (resultados).
Como todos nós sabemos, a preferência do cliente resulta de uma combinação de fatores: preço, serviço e diferenciação. Dessa forma, no processo de Gestão da Frota é fundamental estabelecer em que medida, quantificada, o processo de gestão é eficiente, evitando desperdícios e “produzindo” serviços ao menor custo unitário.
Com estes questionários podemos dar início ao Diagnóstico de Necessidades da Frota, identificando oportunidades de melhoria na definição da frota e no seu processo de gestão focado na melhoria e redução de custos. O gestor deve, então, lançar desafios. Por exemplo: como reduzir em 20% o recurso a veículos adicionais?
O desenvolvimento de uma lista de ações com objetivos e roteiros de melhoria será o tema seguinte.
Produzido por José Henriques para a Cartrack
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia
José Henriques – Consultor e formador de Gestão de Operações e Logística.
CEO da Magnum Cap
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