A frota (necessária e) adequada

eficiência, frota, gestão

A definição da frota carece de uma resposta prévia que defina de forma clara qual o serviço a disponibilizar ao cliente/clientes e em que medida a sua existência contribuirá para a eficiência deste serviço, para a satisfação do cliente e para o sucesso da empresa (resultados).

Como todos nós sabemos, a preferência do cliente resulta de uma combinação de fatores: preço, serviço e diferenciação. Dessa forma, no processo de Gestão da Frota é fundamental estabelecer em que medida, quantificada, o processo de gestão é eficiente, evitando desperdícios e “produzindo” serviços ao menor custo unitário.

 

Para conseguir quantificar a eficiência do processo de gestão de frotas tem de ter em conta as seguintes questões:

  • A frota da empresa é exclusivamente de distribuição e / ou recolha?
  • O orçamento está “ligado” ao negócio da companhia?
  • Os desvios são analisados e alinhados com os objetivos comerciais?
  • O uso está associado à gestão de desempenho?
  • Possui indicadores chave de desempenho para o binómio homem/veículo?
  • A frota da empresa é sujeita a controle de custos que separa o uso em serviço do uso fora de serviço?
  • Existe um plano de melhoria por veículo e para a frota?
  • Em que medida a frota da empresa aumenta os resultados?

 

Para monitorizar o processo de gestão de frotas não pode descurar estas questões:

  • Recorre a veículos externos?
  • Quando recorre a veículos externos é por falhas de planeamento?
  • Segue uma prática de apuramento das causas de inoperacionalidade dos veículos?
  • Está implementado um processo que permite controlar o tempo de utilização dos veículos, identificando se estão operacionais ou inoperacionais?
  • O orçamento por veículo está ultrapassado?
  • O orçamento por departamento com veículos está ultrapassado?
  • O limite de quilómetros contratados por veículo está ultrapassado?
  • A renovação anual da frota considera a estratégia global e setorial do negócio no médio prazo?
  • Existe uma gestão centralizada e regular da frota, focada em objetivos?

 

 

Com estes questionários podemos dar início ao Diagnóstico de Necessidades da Frota, identificando oportunidades de melhoria na definição da frota e no seu processo de gestão focado na melhoria e redução de custos. O gestor deve, então, lançar desafios. Por exemplo: como reduzir em 20% o recurso a veículos adicionais?

O desenvolvimento de uma lista de ações com objetivos e roteiros de melhoria será o tema seguinte.

Produzido por José Henriques para a Cartrack
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia

 

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José Henriques – Consultor e formador de Gestão de Operações e Logística.
CEO da Magnum Cap