Processo de Orçamentação da Frota

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LEVANTAMENTO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS ASSOCIADOS NUM PERÍODO REPRESENTATIVO

O processo de orçamentação da frota inicia-se com o levantamento de dados sobre um período representativo nunca inferior a 3 anos e que deve recolher dados relativos a:

1 – Volume de negócios global e volume de negócios do departamento/área

2 – Volume e tipo de actividades global e por departamento/área

3 – Custos globais da frota e custos específicos por departamento e binómio viatura/utilizador

Especificação de custos quanto a:

  • Custos de combustível
  • Custos de portagens
  • Custos de parqueamentos
  • Custos de manutenção por tipo (sistémica, planeada e não planeada), independentemente de esses custos estarem ou não transferidos por contrato
  • Custos de multas
  • Custos de seguros

Para além dos custos devemos produzir indicadores quanto a:

  • Quilómetros rodados
  • Dias de viatura operacional
  • Dias de viatura usada (úteis e não uteis)
  • Custo por km geral
  • Custo por km combustível
  • Custo por km custos manutenção
  • Custos por km outros custos
  • Custo dia de trabalho
  • Custo dia (total de dias da viatura)
  • Custo por atividades departamento
  • Custo por atividades utilizador/beneficiário

Estes últimos pontos implicam a identificação de atividades por departamento, quer por tipo quer em quantidade, e geram um link com o desempenho. Mais, geram uma interrogação quanto ao porquê da existência de viatura afeta ao departamento ou utilizador.

Muito importante, criam-se condições para definir objetivos de racionalização e redução de custos. Falamos do início da construção de um Orçamento Proativo no que concerne a Gestão da Frota, o próximo tema.

 

Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia

 

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José Henriques – Consultor e formador de Gestão de Operações e Logística
CEO da Magnum Cap