Quatro motivos para ter um localizador de carros

localizador viaturas cartrack

localizador viaturas cartrack

Ter um localizador de carros é tão importante para um particular como é para uma empresa que tem uma frota de veículos e essa é uma tarefa que tem sido cada vez mais facilitada com o avanço da tecnologia.

Os avanços tecnológicos, nomeadamente na área da telemática, com o recurso ao sistemas de satélite, GPS, GPRS e Rádio Frequência, permitem localizar em tempo real qualquer viatura com absoluta precisão, uma possibilidade que tem a vantagem de permitir a recuperação de um carro em caso de roubo, mas que tem também muitas outras vantagens. Conheça quatro motivos.

 

1. Recuperar a viatura em caso de roubo ou furto

Este é de facto um dos motivos que mais pesa na opção de ter um localizador de carros. Os jornais não trazem todos os dias notícias sobre roubo ou furto de carros, mas a verdade é que este é um risco, como mostram os números divulgados todos os anos. Além disso, basta consultar o Facebook, onde há várias páginas especializadas e até grupos sobre roubo de carros em Portugal, para perceber que este fenómeno acontece com alguma frequência. Ficam alguns exemplos: Carros Roubados em Portugal, Carros Roubados Coimbra ou Viaturas Roubadas em Portugal.

 

2. Aumentar a segurança pessoal

Em caso de roubo do carro, o veículo pode ser recuperado, mas não é essa a principal preocupação quando estão vidas em causa. Ao permitir localizar e fazer o rastreamento do veículo em tempo real, é possível dar indicações às autoridades sobre a localização da viatura e salvar a vida das pessoas que são vítimas deste tipo de crime, como aconteceu já em vários casos de clientes da Catrack.

Além disso, este tipo de sistemas disponibiliza uma funcionalidade chamada ‘Botão de Pânico’, que funciona não só em situações de perigo, como carjacking, mas também quando uma pessoa se sente indisposta durante a condução. Neste caso, o sistema lança um alerta que é recebido na sala de controlo, permitindo avançar com todas as diligências necessárias. Mas não é só, este tipo de sistemas permite ainda detetar acidentes.

 

3. Acompanhar a localização a qualquer momento

A tecnologia permite não só localizar com precisão os carros, mas também ter acesso aos dados da localização em qualquer suporte tecnológico. Sistemas de localização, como o disponibilizado pela Cartrack, podem ser geridos e consultados através do computador, tablet ou smartphone.

Isto é vantajoso quando é necessário, por exemplo, saber qual o veículo de uma frota que está mais próximo de uma determinada localidade e, assim, dar resposta com maior rapidez a um serviço. O cliente fica mais satisfeito e a empresa poupou tempo e recursos. Já no caso dos particulares, isto permite saber sempre onde está o carro, que este esteja em andamento ou parado.

 

4. Poupar dinheiro e recursos

Um sistema de localização e rastreamento tem associada a funcionalidade de traçar rotas e até de criar as chamadas geofences, zonas de circulação autorizadas onde é possível definir alertas de entrada e saída. Ao traçar de forma mais eficiente as rotas e delimitar as áreas de circulação, as empresas conseguem gerir melhor os horários dos seus colaboradores e as viaturas que têm ao serviço, bem como delimitar as áreas de circulação, poupando dinheiro em recursos e em combustível. Nesta linha, os encargos com a manutenção dos veículos também diminuem.

 

Saiba como funciona um sistema de localização de viaturas

 

Fale com a Cartrack!