Criar um roteiro para a melhoria da gestão de frotas deve começar pelo levantamento de custos da frota da empresa. Que tipo de custos? De modo pragmático apontamos cinco tipos de custos, nomeadamente:
Estes tipos de custos, expostos numa grelha, cruzam-se e facilitam a produção de um orçamento e de um levantamento histórico de custos não só por unidade, mas também da frota, como mostra o quadro seguinte.
Para além desta descriminação de custos, que confronta diferentes opções de escolha de gestão de frotas, este modelo obriga à elaboração de um orçamento plurianual.
Completamos a recolha de dados, tipificando uma série de itens críticos fundamentais para o processo de decisão recorrendo à ajuda do quadro da figura anterior.
A obtenção da informação relativa aos itens presentes no quadro seguinte leva à produção de informação qualificada quanto ao perfil de exigências do binómio utilizador/viatura ou tão só da(s) viatura(s) do departamento.
A gestão de uma frota, como vimos, deve satisfazer necessidades operacionais (desempenho e custo, que é medido por uma série de indicadores) e garantir a satisfação de condições pessoais (definidas contratualmente com o trabalhador de acordo com parâmetros legais). E este duplo objetivo deve ser “produzido” numa lógica de projecto com:
No próximo artigo vamos abordar o processo de orçamentação e a sua associação aos fatores críticos de sucesso (KPI) operacionais e de gestão de recurso humanos.
Produzido por José Henriques para a Cartrack
Fotografia por Fernando Piçarra Fotografia
José Henriques – Consultor e formador de Gestão de Operações e Logística.
CEO da Magnum Cap
Para melhorar a sua experiência de navegação, este site utiliza cookies.
A inibição da utilização de cookies por parte do utilizador, pode dificultar a navegação e a correta interação com as funcionalidades do site.
Para mais informações, pode visitar a nossa Política de Privacidade.
Cookies absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Estes cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anónima. Sem estes cookies, alguns serviços e opções podem não estar disponíveis.
Cookies utilizados para compreender como os utilizadores interagem com o site, recolhendo e fornecendo informações de forma anónima (não recolhem dados pessoais).
Cookies utilizados para divulgação de anúncios e campanhas de marketing que sejam relevantes e apelativos para o utilizador.