Cruz Vermelha Portuguesa ganha eficiência e poupa combustível com Cartrack

Cruz Vermelha Abrantes poupança combustível cartrack

Em atividade desde 1976, o Centro Humanitário de Abrantes-Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa serve uma população de aproximadamente 80.000 pessoas. Com uma frota de 15 viaturas, das quais nove são ambulâncias, são muitos os recursos para gerir, mas também muitos quilómetros de estrada para contabilizar ao final do mês.

 

Do que precisavam?

“A nossa frota começou a crescer e passou a ser complexo saber onde estavam as viaturas – se estavam longe ou não – para poder tomar decisões”, conta Luís Florêncio, coordenador local de emergência do Centro Humanitário Abrantes-Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa. Foi nessa altura que decidiram procurar uma solução no mercado que permitisse acompanhar as viaturas em tempo real.

 

Qual foi a solução encontrada?

Acabaram por contactar três empresas que comercializavam os serviços e decidiram avançar para uma fase de testes com a Cartrack. “A fase de testes foi importante para percebermos se tínhamos realmente esta necessidade e perceber a dinâmica dos condutores”, explica Luís Florêncio.

Os testes correram bem e a isso juntou-se a boa colaboração e disponibilidade dos profissionais da Cartrack, o que acabou por determinar a escolha.

 

O que ganharam?

No dia a dia, as vantagens começaram a notar-se de imediato com a possibilidade de localizar as viaturas em tempo real. Passou também a ser possível ter um maior controlo sobre as viaturas através dos alertas de excesso de velocidade e da definição de geofences (zonas limitadas de circulação).

“Com a diminuição da velocidade há uma consequente diminuição do consumo de combustível, uma vez que percorremos distâncias grandes”, assegura o responsável da delegação da Cruz Vermelha. As contas permitem-lhe assegurar que “a poupança em combustível consegue pagar os encargos com a instalação do sistema”.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack