Custos dos combustíveis pesam cada vez mais na gestão de frotas

Custos dos combustíveis na gestão da frota

Se gere uma frota ou se controla de alguma forma os custos da frota, já terá notado um aumento significativo da fatura com os custos dos combustíveis. De facto, depois de uma reta final de 2018 em que os preços da gasolina e do gasóleo sofreram uma queda acentuada, os custos têm subido praticamente todas as semanas desde o início de 2019, aproximando-se de valores máximos atingidos no verão do ano passado. Um cenário que tem tendência a agravar-se – as tensões entre a China e os EUA e a intenção anunciada da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de continuar a reduzir a produção de crude assim o fazem prever – colocando as empresas sob pressão, sobretudo as do setor dos transportes ou as que têm grandes frotas.

 

Evolução dos custos de combustíveis em Portugal desde janeiro de 2019

 

O peso dos custos dos combustíveis na operação das frotas tem vindo, assim, a acentuar-se, sendo que esta é, à partida, uma das principais despesas com que os gestores de frotas lidam. Segundo a ANTRAM (Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias), a maior organização associativa do setor dos transportes, o custo relativo dos combustíveis varia em função da tipologia de viatura, mercado de atuação e peso transportado. Mas o intervalo do peso dos combustíveis nos custos varia, em média, entre os 30% e os 40%.

A presente escalada de preços dos combustíveis agrava as contas das empresas. Segundo a ANTRAM, o setor tem-se deparado com dificuldades crescentes na atualização de preços dos seus serviços, que se tem refletido na degradação das margens de lucro e da situação financeira das empresas. A associação recorda que, segundo dados do Banco de Portugal de 2017, 8,5% das empresas têm capital próprio negativo e cerca de 31% das empresas apresentaram resultados líquidos negativos, sendo expectável que os números relativos a 2018 sejam ainda mais preocupantes. O constante crescimento dos custos dos combustíveis só vem piorar cada vez mais esta situação.

 

Condução mais eficiente e rotas otimizadas

Para fazer baixar os custos dos combustíveis, torna-se imperativo implementar práticas de condução mais eficientes, que permitam baixar os consumos. Algo que, segundo refere a ANTRAM, já estar a acontecer. Nomeadamente, a adoção de medidas de Eco-Condução,  que têm vindo a generalizar-se. Este estilo de condução passa por implementar práticas que permitem, entre outros aspetos, reduzir os tempos em que os motores são deixados a trabalhar ao ralenti, e prevenir as acelerações e travagens bruscas e outro tipo de manobras que pesam no consumo de combustíveis.

Por outro lado, os veículos estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente e o nível de formação para os condutores é mais exigente, o que tem ajudado a implementar práticas de condução mais eficientes.

Outra forma de poupar nos custos dos combustíveis é recorrer ao uso de tecnologias que permitem otimizar as rotas, evitando congestionamentos de trânsito e percursos com muitos cruzamentos e outros obstáculos. Segundo a ANTRAM, existe uma oferta vasta de soluções nesta área, que responde às várias necessidades do setor, mas ainda perduram resistências às integrações entre plataformas. Daí a importância de ter sistemas abertos, que permitam a interação com diversas tecnologias, tal como acontece com a plataforma da Cartrack.

 

Cartões de frota com gestão otimizada

Neste contexto, o uso de cartões de frota, que dão acesso a descontos substanciais nos combustíveis, é também uma prática muito importante para reduzir despesas. Ferramentas como o MiFleet, da Cartrack, permitem uma gestão otimizada dos cartões, com grandes vantagens na redução dos custos. O gestor pode, assim, ter um controlo total sobre os abastecimentos que são feitos pela frota, certificando-se de que estão a ser cumpridas as práticas estabelecidas.

A tecnologia da Cartrack inclui também valências que permitem detetar o uso indevido de viaturas ou casos de roubo de combustível, fatores que fazem agravar os consumos da frota.

 

Produzido pela Webtexto para a Cartrack

 

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